Azul torna voos para Jericoacoara sazonais, com operação apenas em julho, dezembro e janeiro
A Azul Linhas Aéreas vai tornar os voos para o Aeroporto de Cruz - Jericoacoara sazonais. Em nota à coluna, a companhia informou que vai operar apenas nos meses de julho, dezembro e janeiro.
ERRAMOS (Atualização feita no dia 15 de julho às 15h43): Na primeira versão desta matéria, o Diário do Nordeste informou que a Azul poderia suspender as operações em Jeri. A informação correta, de que os voos serão sazonais, foi incluída no texto ainda na tarde desta terça-feira (15) após a companhia enviar nota à coluna.
"...devido a uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda", informou a Azul.
Em março deste ano, Azul Conecta encerrou as operações em Iguatu, Crateús, São Benedito, Sobral e Aracati
Os últimos voos previstos na base da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estão agendados para 10 de agosto, logo após o fim da alta estação.
A companhia só opera 3 vezes por semana em Jeri, número inferior de outros anos.
Azul opera em Jeri desde 2017
A Azul opera voos em Jeri desde julho de 2017, tendo sido a segunda empresa comercial a operar no aeroporto, localizado no município de Cruz.
De janeiro a maio de 2025, a base da Azul em Jeri cresceu 13% na movimentação de passageiros na comparação com igual período de 2024, segundo dados da Anac.
Veja também
Nos 5 primeiros meses do ano, foram movimentados 17.202 passageiros.
Nos meses de abril e maio deste ano, a única ligação que a Azul mantém no aeroporto, para Confins - Belo Horizonte, tem excelente taxa de ocupação de 90% em média, de maneira que o fim dos voos chama atenção.
Por outro lado, porém, o momento da companhia aérea não é dos melhores e envolve a redução de voos para várias capitais do Nordeste e a devolução de aeronaves.
Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @igorpires.aviacao
*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.