Presidente do Fortaleza conta bastidores da tentativa por Podolski e revela: “converso com ele”

Alex Santiago explicou as tratativas em participação no FortalezaCast

Legenda: O atacante Lukas Podolski foi campeão com a seleção da Alemanha na temporada de 2014
Foto: Patrik Stollarz / AFP

O presidente do Fortaleza, Alex Santiago, em participação no podcast FortalezaCast, contou bastidores da tentativa do clube de contratar o atacante alemão Lukas Podolski, campeão mundial pela seleção alemã em 2014. A negociação ocorreu em 2022, conduzida pelo gestor, que era o diretor de futebol do time tricolor na época. O curioso: o atleta mantém contato e ainda acompanha o clube.

"Foi outro amigo que eu fiz no futebol, Lukas Podolski. Inclusive, conversa comigo pelo WhatsApp, manda mensagem depois dos jogos. Até mandou uma mensagem muito chateado após a Copa Sul-Americana de 2023, estou falando de conversa agora mesmo. Muito legal, converso com ele eventualmente. Tivemos duas ou três reuniões de vídeo (em 2021) falando de um projeto para ele aqui no clube, no Brasil, e a gente viu ele na Copa do Mundo, que é um cara alegre, que festejou na Bahia, e é um campeão mundial, e isso transcende muito, os campeões se tornam símbolos do esporte. É um cara simpático, uma energia boa, e eu lamento que foi por pouco, no detalhe (que não fechou com o Fortaleza). Eu entendo, ele preferiu ir para a cidade dele, jogar na Polônia, onde foi revelado. Os filhos tinham visto o pai rodar o mundo inteiro e nunca tinham visto ele jogar na terra natal. Acabou sendo um amigo que eu fiz e falamos sobre futebol. Foi uma situação muito legal e que, por pouco, não vingou. Temos que convidar para que ele possa vir (para a Arena Castelão)”.
Alex Santiago
Presidente do Fortaleza

Na ocasião, Alex participou de reuniões de videochamada com o jogador e o staff, livre no mercado após encerrar contrato com o Antalyaspor, da Turquia. Uma oferta também foi encaminhada, dentro da realidade financeira da equipe e com um projeto esportivo voltado para o futebol brasileiro.

No encontro, Podolski recebeu relatórios sobre a estrutura do clube e também a torcida. A indicação pelo atleta foi do Centro de Inteligência do Fortaleza (CIFEC), com um plano de marketing e a aprovação da parte técnica pelo treinador Vojvoda - o jogador tinha 36 anos na negociação.

Com o mercado ativo, o atacante agradeceu pelo contato, passou a acompanhar o Fortaleza, mas resolveu fechar com o Gornik Zabrze, a equipe da Polônia que o revelou como profissional. Agora com 38, o atleta segue atuando. Atualmente, disputou 18 jogos, com três gols e cinco assistências.

Este conteúdo é útil para você?