O Ceará Sporting Club tem um novo técnico para a temporada de 2021: o gaúcho Tiago Nunes. Após uma sequência de reuniões da cúpula alvinegra para conseguir um substituto de Guto Ferreira, o time fechou nesta segunda-feira (30) com o primeiro da lista de nomes indicados ao cargo.
O acerto é motivo de satisfação interna. Após Athletico-PR, Corinthians e Grêmio, Tiago Nunes deixou claro na negociação o desejo de reencontrar um grande trabalho - e o Vovô oferece as condições, está em 8º na Série A. Em contrapartida, o time cearense recebe um estilo ofensivo.
Dos critérios adotados, um ponto importante foi a formação tática propositiva, da gana da vitória, uma das marcas do profissional. Na busca pelo equilíbrio, o objetivo é ter uma equipe criativa no Brasileirão, que tente resultado positivo e entregue desempenho coletivo, uma crítica da torcida.
Motivos do Ceará para contratar Tiago Nunes
Estilo ofensivo, de buscar mais o resultado
Conhecer a Série A, o elenco e os adversários
Perfil mais estudioso, de inovação tática
Desejo de realizar um grande trabalho na carreira
Carreira vitoriosa e experiência em grandes clubes
Uso de atletas das categorias de base
O perfil estudioso, de permitir variações táticas, também agradou a gestão. Além de conceder chance aos atletas das categorias de base, conhecer a competição e os adversários (critério que afastou gringos do cargo) e uma carreira vitoriosa, com os títulos da Sul-Americana e Copa do Brasil.
Títulos de Tiago Nunes na carreira:
Campeonato Paranaense (2018) | Athletico-PR
Copa Sul-Americana (2018) | Athletico-PR
Copa do Brasil (2019) | Athletico-PR
Levain Cup (antiga Copa Suruga) (2019) | Athletico-PR
Campeonato Gaúcho (2021) | Grêmio
A compreensão é de que o elenco é qualificado e pode evoluir através de uma nova filosofia e ambiente de trabalho. Tiago Nunes recebe uma equipe competitiva, em boa posição na classificação e que precisa de respostas no desempenho com a manutenção do trabalho.
Tudo isso foi discutido, com demonstração de empolgação e conhecimento do clube pelo treinador de 41 anos, com ressalvas para os investimentos recentes em infraestrutura. O técnico deve desembarcar na quarta-feira (1º) para estrear contra o Grêmio em 12 setembro. O contrato é até o fim de 2022.