O Fortaleza inicia a caminhada na Série A do Brasileiro neste sábado (13), em confronto com o São Paulo, no Morumbi, às 21h, pela 1ª rodada. Assim, o maior desafio da equipe começa, com a missão de permanecer na elite e também buscar nova vaga na Copa Sul-Americana ou Libertadores.
O foco é virar a chave na temporada de 2024. Após falhar no 1º objeto, deve administrar o Brasileirão em paralelo com Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a própria Sula.
Logo, a principal expectativa é evoluir de rendimento no ano. Até o momento, em 21 partidas, são: nove vitórias, oito empates e quatro derrotas - em aproveitamento de 55,5%. A pressão aumentou, mas a cobrança na elite nacional é atrelada aos anos anteriores sob o comando de Vojvoda: 2021 (G-4), 2022 (G-8) e 2023 (G-10).
Formação ideal: 4-3-3 ou 3-5-2
A partida com o São Paulo deve definir qual o esquema tática escolhido por Vojvoda. O time começou o ano no 4-3-3, com dois pontas de velocidade, um meia e um centroavante. Após resultados negativos, com foco nas decisões do Campeonato Cearense, adotou a formação 3-5-2.
Nos dois últimos jogos, os esquemas foram usados, contra Ceará e Nacional de Potosí-BOL. A estreia no Brasileirão deve sanar a dúvida se a mudança foi definitiva ou em um contexto específico, além de definir a estratégia. A tendência é de uma equipe com mais solidez defensiva e explorando a transição para atacar o adversário.
Hércules em alta
Com o rodízio de Vojvoda, o Fortaleza chega nesse momento da temporada sem um time titular. Após atravessar uma crise técnica, são poucos os jogadores que conseguiram se sobressair nos últimos jogos. Dessa lista, o volante Hércules é quem mais chama atenção e pode ser decisivo.
O atleta de 23 anos passou quase nove meses fora por conta de uma cirurgia no joelho, retornou apenas no dia 27 de março, contra o Maranhão, e desde então virou um destaque. Na última partida da equipe, goleada contra o Nacional de Potosí-BOL, contribuiu com um gol e uma assistência.
Além do meio-campo, o goleiro João Ricardo e o zagueiro Kuscevic atravessam boa fase. Na frente, Lucero é o atual artilheiro com oito gols marcados. Diante do São Paulo, as baixas são o zagueiro Cardona, o volante Rossetto e o meia Calebe.
Tabu contra o São Paulo
A estreia do Fortaleza na Série A de 2024 é muito difícil pelo momento da equipe e também pelo nível do adversário, que joga em casa. No entanto, há uma curiosidade: o time cearense defende um tabu de oito jogos diante do São Paulo, com uma marca iniciada ainda na temporada de 2021.
Nesse período foram quatro vitórias e quatro empates. No último encontro, em 20 setembro, o Leão venceu por 2 a 1, fora de casa. Os gols foram de Zé Welison e Lucero - James Rodríguez descontou.