O Fortaleza está próximo de anunciar a contratação de mais um estrangeiro: o atacante argentino Juan Martín Lucero. Nos últimos anos, inclusive, o clube intensificou o mapeamento sul-americano e investiu em destaques internacionais para o elenco, comandado pelo argentino Juan Pablo Vojvoda. Hoje, são cinco gringos no Pici.
O limite de estrangeiros que pode ser relacionado por jogo, segundo a CBF, é de cinco. Caso haja um 6º integrante, que seria Lucero, um atleta não brasileiro ficará fora dos relacionados. Assim, o Fortaleza é um dos clubes da Série A de 2023 com mais peças do exterior.
Estrangeiros nos clubes da Série A de 2023
7 estrangeiros: Corinthians e Internacional
6 estrangeiros: Athletico-PR, Grêmio, Palmeiras e São Paulo
5 estrangeiros: Fortaleza, Bragantino e Santos
4 estrangeiros: América-MG, Botafogo e Flamengo
3 estrangeiros: Bahia e Coritiba
2 estrangeiros: Atlético-MG, Cuiabá, Fluminense e Vasco
Nenhum estrangeiro: Cruzeiro e Goiás
Os recordistas são Corinthians e Internacional, ambos com sete. No caso leonino, a lista envolve: zagueiros Brayan Ceballos (COL) e Emmanuel Brítez (ARG); meia Bernardi (ARG); e os atacantes Silvio Romero (ARG) e Depietri (ARG). O meia Otero (VEN) e o lateral-direito Landázuri (EQU) deixaram a equipe.
O foco para além do Brasil permite a expansão de alternativas/características e também a maior exposição da marca do clube no exterior. O departamento de futebol também considera que os estrangeiros auxiliam em competições da Conmebol por conta da experiência, como na Libertadores. Veja todos os estrangeiros no Brasileirão de 2023.