O Ceará Sporting Club é uma instituição centenária e entra no rol das referências do Nordeste. Recordista nordestino de participações seguidas na Série A, o clube tem o investimento estrutural como um dos pilares do planejamento, em meta refletida no CT de Porangabuçu. O Diário do Nordeste teve acesso à sede alvinegra e detalha os próximos passos do Vovô.
O equipamento segue em constante evolução e intensificou as melhorias em 2019 - na atual gestão do patrimônio, empreiteiras atuam nas obras permitindo que a equipe interna do clube tenha foco na manutenção. Assim, o Vovô trabalha para oferecer a melhor condição aos funcionários, em CT elogiado até por outros times, como São Paulo.
O CT apresenta espaços como: campos de treino, academia, CESP (Centro de Saúde e Performance), o setor de fisioterapia, refeitório, vestiários, salas administrativas e de staff do futebol, estádio Carlos de Alencar Pinto (Vovozão), área de circulação, loja e o Ginásio Vozão.
“O grande desafio é manter uma operação de melhoria estrutural com o clube vivo, em movimento, ocupando as instalações. A gente conversa com a comissão técnica. Nós intensificamos isso porque são pontos fundamentais da atual gestão, com aval do presidente Robinson de Castro. Já há uma grande transformação física em curto espaço de tempo após a nossa entrada”, explicou Afonso Lobo, diretor de patrimônio do clube.
Veja também
Para além do aspecto imediato, o Ceará trabalha com seis grandes projetos para mudar o patamar estrutural do clube no cenário nacional e conseguir uma maior aproximação com o torcedor. As propostas estão projetadas junto da diretoria patrimonial e serão executadas nos meses seguintes.
O Ceará tem o objetivo de unificar as áreas verdes do CT, incluindo os gramados. Assim, aumenta as possibilidades de trabalho do elenco principal, em obra milionária com duração de até cinco meses. Hoje, a reforma está prevista para iniciar em novembro de 2022, devido à paralisação dos jogos para a Copa do Mundo, com entrega estimada para antes do Campeonato Brasileiro de 2023.
A loja oficial do clube, localizada no CT de Porangabuçu, é no formato Magazine e já foi inaugurada. No entanto, ainda há etapas de melhoria prevista no equipamento, como a construção de um mirante com visão para o campo, onde os sócios-torcedores poderão acompanhar o treino e confraternizar com familiares e amigos. A obra foi iniciada e visa transformar a loja em ponto turístico.
No fim de 2020, o Ceará planejou a inauguração de um equipamento que iria expandir a marca própria Vozão, a Loja Sporting Bar. A proposta envolveria um polo gastronômico e um espaço para eventos junto ao torcedor. O projeto foi montado, mas um problema com o endereço inicial (Avenida Dom Luís) adiou a ideia. Hoje, a gestão busca nova localização para seguir o projeto.
A sede do Ceará possui um espaço reservado para o Centro Cultural do clube, um tipo de museu com a presença de taças, fatos marcantes da instituição, camisas históricas e o registro dos presidentes. O plano então é revitalizar o local e expandi-lo, permitindo uma maior integração com a Loja Magazine, o tornando mais acessível ao torcedor e funcionando como atrativo.
Com o crescimento do clube e maior circulação de pessoas em Porangabuçu, como jogadores, staff do futebol e diretoria executiva, há um plano para ampliação do estacionamento principal, que hoje “se tornou pequeno” diante do fluxo de automóveis no dia a dia. Um projeto foi desenhado no local.
No aspecto administrativo, há um prédio na sede de Porangabuçu destinado para o funcionamento da psicologia, fisiologia e estudo de mercado. O local possui salas novas e adaptadas para o novo conceito de trabalho do clube, mas há um projeto para mudanças internas e melhorias neste setor.