A pré-temporada do Ceará Sporting Club foi conturbada em 2022. Com atletas no departamento médico, surto de Covid-19 e mudanças na tabela, a comissão técnica teve o planejamento afetado. Após três jogos oficiais, o Vovô surge como uma equipe mais robusta, com um DNA e melhor entrosado.
O processo é gradativo e ocorre dentro da Copa do Nordeste. Até o momento, vitórias contra Sergipe (1x0) e Globo-RN (5x0), além do empate no Clássico-Rei (1x1). A equipe se mantém invicta e na liderança da Chave B, com sete pontos. Em campo, o rodízio do elenco e destaque para os reforços.
A estratégia de Tiago Nunes na competição é promover o máximo de avaliações dos atletas dentro do esquema 4-1-3-2. O treinador ainda não repetiu a escalação principal e usou 75% do plantel. As análises são apenas iniciais, nada definitivo, mas o Alvinegro de Porangabuçu tem um repertório.
Escalações do Ceará
Sergipe 0x1 Ceará | João Ricardo; Michel Macedo, Lucas Ribeiro, Marcos Victor e Victor Luís; Geovane (Kelvyn), Richard, Marlon e Mendoza; Zé Roberto (Nino Paraíba) e Cléber (Iury Castilho).
Fortaleza 1x1 Ceará | João Ricardo; Michel Macedo, Lucas Ribeiro, Luiz Otávio e Victor Luís(Kelvyn); Richard, Marlon (Richardson), Lima (Jacaré) e Mendoza; Zé Roberto (Iury Castilho) e Vina (Gabriel Santos).
Ceará 5x0 Globo-RN | Richard; Nino Paraíba, Luiz Otávio (Messias), Gabriel Lacerda e Victor Luís; Richard, Richardson (Léo Rafael), Lima (Wescley) e Mendoza (Jacaré); Zé Roberto (Iury Castilho) e Vina (Gabriel Santos).
Atletas que ainda não atuaram: André Luiz, Vinícius Machado, Buiú (DM), Igor, Bruno Pacheco (DM), Fernando Sobral (DM), Erick (DM) e Jael (DM).
Reforços em alta
O Ceará realizou contratações para todos os setores e, com pouco tempo de preparação, precisou dessas peças. A resposta da maioria foi positiva, com o lateral-esquerdo Victor Luís, o volante Richard e o atacante Zé Roberto sendo titulares nos três jogos.
Contra o Globo-RN, Victor Luís teve a melhor atuação com a camisa alvinegra e marcou dois gols. Richard mostrou importância na saída de bola e intensidade na marcação, enquanto Zé Roberto encaixou no esquema e soma um gols e duas assistências.
Para além do trio, o volante Richardson também acumulou minutos positivos. Estreou no Clássico-Rei e foi bem, recebendo uma chance entre os titulares na sequência e se destacando novamente. Na lateral-direita, Michel Macedo foi a opção mais segura.
Artilharia do Ceará em 2022
Mendoza: 2
Victor Luís: 2
Vina: 2
Zé Roberto: 1
Líderes de assistência do Ceará em 2022
Zé Roberto: 2
Cléber: 1
Richard: 1
Richardson: 2
Força da Arena Castelão
O jogo contra o Globo-RN foi o primeiro de uma sequência de três partidas em casa no Nordestão. O intervalo de tempo para descanso é curto, mas a ausência de viagens e o contato com o torcedor podem contribuir com o rendimento e o aumento da confiança do elenco para a temporada de 2022.
Com vitória na Arena Castelão por goleada, o Vovô tem pela frente o Sampaio Corrêa-MA e o Sport. Em caso de novos triunfos, pode somar 13 pontos e ampliar a distância na ponta: o vice-líder é o Altos-PI com quatro pontos em três partidas. Vale ressaltar que a 1ª fase tem apenas oito rodadas.
Sequência em casa do Ceará
09.02 | Ceará 5x0 Globo-RN - na Arena Castelão.
12.02 | Ceará x Sampaio Corrêa - às 19h45, na Arena Castelão.
15.02 | Ceará x Sport - às 21h30, na Arena Castelão.