Eleições nos EUA: em coletiva, Trump alega que vencerá caso democratas não "roubem" as eleições

Trump afirmou, sem apresentar provas, que há fraudes nas apurações de votos

Escrito por Redação ,
Legenda: Trump afirma que vencerá, a menos que democratas 'roubem' as eleições.
Foto: CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O candidato à reeleição como presidente dos Estados Unidos, Donald Trump afirmou, sem apresentar provas, que há fraudes nas apurações de votos. O republicano disse, em coletiva à imprensa realizada na Casa Branca na noite desta quinta-feira (5), que zonas decisivas para o pleito deste ano, como o Detroit, em Michigan, ou a Pensilvânia, são corruptas e fazem parte de um sistema corrupto.

>> Sem provas, Trump diz que vai alegar fraude em parte dos estados em que Biden venceu

>> Joe Biden garante que vencerá eleições nos EUA

>> Para se reeleger, Trump precisa vencer em ao menos 4 dos 5 estados ainda em jogo

Ainda na coletiva, Trump separou os "votos legais" dos "votos ilegais" para dizer que já teria ganhado. Ele não disse, no entanto, como eles receberiam essa classificação. "Nós estávamos ganhando em diversos estados com uma grande margem, mas os votos começaram magicamente a mudar", disse o republicano.

Os votos por correio de diversos estados, que tendem a dar vantagem aos democratas, começaram a ser contados somente depois dos votos feitos nos locais de votação. 

Veja como está a contagem nos cinco estados que ainda não têm um vencedor definido e o que esperar para os próximos dias.

PENSILVÂNIA (20 VOTOS NO COLÉGIO ELEITORAL)
Quando os resultados devem ser divulgados?

A secretária de Estado da Pensilvânia, Kathy Boockvar, afirmou à CNN que "definitivamente podemos" saber o resultado da votação ainda nesta quinta-feira (5). ​Ela disse que restam cerca de 550 mil votos a serem processados.

GEÓRGIA (16 VOTOS NO COLÉGIO ELEITORAL)
Quando os resultados devem ser divulgados?

Cerca de 50.400 cédulas ainda deveriam ser contadas na até a tarde de quinta-feira —98% das urnas já foram apuradas. Autoridades eleitorais disseram que a contagem dos votos pode se estender noite adentro.

CAROLINA DO NORTE (15 VOTOS NO COLÉGIO ELEITORAL)
Quando os resultados devem ser divulgados?

A lei estadual determina que cédulas enviadas pelo correio até o dia 3 de novembro e recebidas pelas autoridades eleitorais até o dia 12 de novembro devem ser incluídas na contagem. O resultado oficial só deve ser divulgado depois dessa data.

NEVADA (QUATRO VOTOS NO COLÉGIO ELEITORAL)
Quando os resultados devem ser divulgados?

A lei estadual determina que cédulas enviadas pelo correio até o dia 3 de novembro e recebidas pelas autoridades eleitorais até o dia 13 de novembro devem ser incluídas na contagem. O resultado oficial só deve ser divulgado depois dessa data.