Vinicius Júnior afirmou, em depoimento à Justiça da Espanha, que acredita receber ofensas racistas por ser um jogador importante e negro. O jornal "El Mundo" publicou detalhes das falas do atleta do Real Madrid, que sofreu os insultos no jogo contra o Mallorca, em fevereiro.
O depoimento ocorreu de forma remota e durou cerca de 20 minutos. A publicação do jornal também divulgou parte do vídeo. Vini foi questionado pela defesa do acusado sobre o uso inocente da expressão 'hacer monerías', trazuda para o português como 'fazer macaquices.' O atleta respondeu:
"Com pessoas brancas, não as pessoas negras. Não se pode fazer isso com as pessoas negras, que foram afetadas em toda a história da humanidade", replicou o jogador.
Após as ofensas racistas no jogo contra o Mallorca, o Real Madrid acionou a Federação Espanhola para realizar uma denúncia. Em investigação, a polícia identificou um torcedor de 20 anos. O acusado foi proibido de frequentar o estádio Son Moix por 20 anos. Ele também foi multado em 4 mil euros.
Vini Jr também foi questionado se as ofensas foram por ele ser um jogador do Real Madrid ou por ser negro. O atacante respondeu: "Pelos dois." Ainda de acordo com o jornal espanhol, o Ministério Público ainda não emitiu um parecer sobre o caso.