Uruguai bate Bolívia por 3x0 em casa nas Eliminatórias na volta de Suárez

A partida foi válida pela 6ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026

Legenda: O Uruguai está na semifinal da competição
Foto: Divulgação / Associação de Futebol Uruguaio (AUF)

O Uruguai venceu com autoridade a Bolívia por 3 a 0 nesta terça-feira (21) no estádio Centenário em Montevidéu pela sexta rodada das Eliminatorias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, com a volta do maior artilheiro da história da 'Celeste', Luis Suárez.

Mas foi o atacante Darwin Núñez quem se destacou marcando dois gols, aos 15 e 71 minutos. O terceiro foi um gol contra do boliviano Gabriel Villamil, aos 39.

Com esta vitória, o Uruguai chegou aos 13 pontos e está na vice-liderança das Eliminatórias. Já a Bolívia do técnico brasileiro Antônio Carlos Zago permanece com 3 pontos, na penúltima colocação.

Como foi o jogo

O campo, muito molhado nesta terça-feira devido à chuva persistente, favoreceu a velocidade, fator em que os celestiais apostavam. Aos 15 minutos, Araújo tocou para Facundo Pellistri, que avançou até a linha de fundo e devolveu para Darwin Núñez, que abriu o placar. Foi o quarto gol consecutivo do atacante do Liverpool, que já havia marcado contra nada menos que Argentina e Brasil nas rodadas anteriores, além de contra a Colômbia, em Barranquilla.

Os 55 mil espectadores que lotaram o Centenário esperavam mais gols uruguaios. E o segundo veio aos 39, após um escanteio cobrado por Nicolás dela Cruz. O chute do goleiro boliviano Viscarra acertou a cabeça do companheiro Gabriel Villamil e a bola entrou lentamente no próprio gol. E na reta final Darwin Núñez voltou a aparecer para balançaras redes bolivianas.

Valverde cruzou na área, De la Cruz ajeitou de cabeça e Núñez subiu para desviar também com uma cabeçada. A essa altura Luisito Suárez já estava à beira do campo, ovacionado pela torcida e pronto para entrar. E foi o que aconteceu. Um minuto depois de marcar seu segundo gol contra La Verde e o quinto nas Eliminatórias, Darwin Núñez saiu decampo para a entrada de 'El Pistolero' para o delírio dos 55.000 espectadores no estádio Centenário.

Suárez, de 36 anos, havia disputado sua última partida pela Celeste na vitória por 2 a 0 sobre Gana na Copa do Mundo de 2022, no Catar, na fase de grupos, quando o Uruguai foi eliminado, e recentemente foi convocado por Marcelo Bielsa para esta rodada dupla, onze meses depois. Luis Suárez se mostrou ativo e quase deixou sua marca nos acréscimos mas o travessão o impediu de comemorar.