Um mês após atentado, Fortaleza cobra punição aos envolvidos: 'indignação, repúdio e tristeza'

Seis jogadores do Fortaleza (Gonzalo Escobar, Lucas Sasha, Dudu, Brítez, Titi e João Ricardo) ficaram feridos

Legenda: Gonzalo Escobar foi um dos jogadores feridos no ataque sofrido pela delegação do Fortaleza na saída da Arena Pernambuco.
Foto: Thiago Gadelha/SVM

O atentado ao ônibus do Fortaleza completa um mês nesta sexta-feira (22). O veículo que levava a delegação tricolor após o empate de 1 a 1 pela Copa do Nordeste, na Arena Pernambuco, foi atingido por artefatos explosivos e pedras no caminho para o hotel. A emboscada foi planejada por torcedores de uma organizada do Sport. 

Seis jogadores do Fortaleza (Gonzalo Escobar, Lucas Sasha, Dudu, Brítez, Titi e João Ricardo) ficaram feridos. Os atletas foram rapidamente socorridos e levados a um hospital, também acompanhados por membros do clube pernambucano. Todos já se recuperaram e voltaram a atuar pelo time. 

Em nota, o clube informou que segue acompanhando as investigações e mantém voz ativa na expectativa de que os responsáveis sejam punidos. 

Ônibus quebrado da torcida do Fortaleza
Legenda: O ônibus do Fortaleza foi atacado por membros da torcida organizada do Sport
Foto: Matheus Amorim/Fortaleza EC

INVESTIGAÇÕES

Segundo a polícia pernambucana, 80 a 100 pessoas participaram do ataque. Apenas quatro foram detidas. Além da CBF, o Ministério do Esporte, os Governos de Pernambuco e do Ceará se manifestaram oficialmente sobre o tema. Jogadores e o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, chegaram a manifestar o desejo de não entrar em campo enquanto os responsáveis não fossem punidos pelo crime. O jogo da Copa do Brasil contra o Fluminense-PI foi adiado, mas a equipe já retomou a agenda normal de atividades.

Após o atentado, a Federação Cearense de Futebol (FCF) sugeriu que ações de prevenção a violência no futebol sejam adicionadas ao Regulamento Geral de Competições (RGC) de 2024 da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A entidade chama a responsabilidade dos clubes mandantes para pontos relacionados à segurança das equipes visitantes.

Imagem mostra jogadores de futebol
Legenda: Goleiro João Ricardo voltou a treinar com o grupo
Foto: Thiago Gadelha/SVM

Em nota, o Leão do Pici lembrou a data e ressaltou que segue na busca para que todos os criminosos sejam punidos. 

"Hoje marca de forma simbólica 30 dias do atentado contra atletas, diretoria e comissão técnica do Fortaleza, após o jogo contra o Sport-PE pela Copa do Nordeste, em Recife. O Fortaleza Esporte Clube segue acompanhando as investigações, na esperança de que todos os criminosos sejam identificados e devidamente punidos por seus atos. Com indignação, repúdio e tristeza, seguimos como uma voz ativa e permanente em busca de uma melhoria no futebol brasileiro, no tocante ao problema da violência, dentro e fora dos estádios."

Veja também