Público em estádios cearenses será reavaliado próximo ao reinício dos jogos de Ceará e Fortaleza

No atual decretado editado hoje pelo Governo do Estado não há alterações na liberação de 80% da capacidade

Legenda: Vários jogos de Ceará e Fortaleza no primeiro semestre tem demanda elevada de Castelão cheio
Foto: JL Rosa

Com pouco apelo de público presente aos estádios nas primeiras rodadas do Campeonato Cearense, que inicia neste sábado (8), o futebol e as liberações relativas às praças esportivas, atualmente fixadas em 80% do público, não sofreram alterações no decreto editado hoje pelo Governo do Estado.

Ceará e Fortaleza, donos das maiores torcidas do Estado e com mais de 60 mil sócios (as duas equipes juntas), só estreiam na temporada 2022 dia 23 de janeiro, quando o Vovô enfrenta o Globo pela Copa do Nordeste, em partida marcada para a Arena Castelão.

Por este motivo, o decreto que foi anunciado com recuo de liberações no setor de eventos não consta  nenhuma alteração relativa ao futebol.

Situação pode mudar

 

Legenda: Castelão ficou fechado ao público por quase 2 anos, retornando no segundo semestre de 2021
Foto: Camila Lima

No entanto, após os 15 dias de vigência do atual documento, a situação pode mudar, dependendo das condições sanitárias que se apresentem com o avanço da Covid-19 e da H3N2.

Ceará e Fortaleza tem importantes competições no primeiro semestre, com jogos que devem atrair grande quantitativo de público, como um Clássico-Rei previsto para os dias 5 ou 6 de fevereiro pelo Nordestão e as disputas internacionais (Libertadores e Sul-Americana) no mês de abril. 

Em live realizada na noite desta quarta-feira (5), o governador Camilo Santana (PT) anunciou novas medidas de prevenção no Ceará, tendo em vista o aumento da taxa de positividade de testes para Covid-19 e dos casos de síndromes gripais no Estado.

Conforme o chefe do Executivo, os eventos festivos e sociais com controle de acesso — tais como shows, formaturas, casamentos, aniversários e encontros corporativos — terão a capacidade de pessoas reduzida a 10% do total permitido atualmente. 

Em locais fechados, a capacidade máxima será de 250 pessoas. Nos ambientes abertos, o limite será de até 500. Até hoje, os limites são de 2.500 e 5.000 pessoas, respectivamente.

Com informações do repórter André Almeida