Justiça acolhe recurso do Ceará e suspende anulação da reeleição de Robinson de Castro

Decisão anterior anulava o processo eleitoral

Legenda: Robinson de Castro, presidente do Ceará, tem mandato até o fim de 2024
Foto: Camila Lima

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), através do desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, da 4ª Câmara Direito Privado, acolheu recurso do Ceará nesta segunda-feira (7) e conferiu efeito suspensivo à decisão anterior que anulava eleição de Robinson de Castro para a presidência do Alvinegro.

"Diante das razões expostas nos Embargos de Declaração é possível, em juízo de sumária cognição, concluir pela probabilidade do provimento do recurso, bem como pelo perigo de dano grave caso os efeitos do acórdão não sejam imediatamente suspensos, porquanto a decisão judicial impugnada foi proferida pelo Colegiado da 4ª Câmara de Direito Privado, logo as omissões apontadas devem ser analisadas pelos demais Desembargadores antes do acórdão surtir efeitos, sobretudo porque os efeitos da decisão são irreversíveis, uma vez que determina a anulação do pleito eleitoral para escolha dos dirigentes do Clube", decidiu o desembargador.

Assim, não haverá realização de novas eleições, e Robinson de Castro segue como mandatário do Alvinegro.

O movimento havia sido firmado por Paulo Vasconcelos, ex-médico do clube e então opositor de Robinson de Castro na eleição através da chapa “Priorizando o nosso amor, futebol". Na época, recebeu apenas 17 votos contra 225 do atual mandatário alvinegro, da chapa “Fechado com o Vozão”.

ACUSAÇÃO DA OPOSIÇÃO

 

No entendimento de Paulo Vasconcelos, uma nova eleição de Robinson de Castro para a presidência seria algo irregular, uma vez que o gestor estaria partindo para o 3º mandato à frente do clube - o máximo permitido seria de duas gestões consecutivas, em protocolo inicial do estatuto.

A liberação do processo existiu, no entanto, devido a uma alteração no estatuto em 2018, que autorizava uma 2ª eleição, uma vez que o pleito sofreu atualização. Esse cenário foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do clube na época. Robinson é presidente do Vovô desde 2015, quando sucedeu Evandro Leitão.