Hamilton vence o GP de Silverstone após acidente com Verstappen e punição

Com isso, o inglês Lewis Hamilton volta à disputa pelo título da temporada de Fórmula 1; depois de vitória, desceu do carro para festejar com o público de 352 mil pessoas nas arquibancadas

Legenda: A página da Mercedes no Twitter compartilhou foto de comemoração de Lewis Hamilton após vitória
Foto: Reprodução/Twitter

O piloto inglês Lewis Hamilton venceu o o GP de Silverstone, na Inglaterra. Logo no início da corrida, sofreu um forte acidente com Max Verstappen, recebendo punição após tirar o líder da prova. Apesar disso, conseguiu se recuperar e ultrapassou Charles Leclerc na penúltima volta, festejando a oitava vitória no circuito caseiro.

Com o resultado, o piloto da Mercedes reduz a desvantagem com o rival da Red Bull, Max Verstappen, para oito pontos. O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, foi o segundo colocado e Valtteri Bottas, o terceiro. Ao fim da corrida, a Red Bull registrou seus dois pilotos fora da zona de pontuação.

Após a vitória, Hamilton pegou a bandeira da Inglaterra, deu uma volta na pista e depois desceu do carro para comemorar com o público de 352 mil pessoas presentes nas arquibancadas de Silverstone.

Foi uma corrida muito difícil fisicamente, em um dia maravilhoso. Nós temos a melhor torcida do mundo, que não tem em nenhum lugar. É um sonho, e não poderia ter sido realizado sem a ajuda do Bottas.
Lewis Hamilton
Piloto da Mercedes

Isso porque o companheiro de equipe, Valtteri Bottas, facilitou sua ultrapassagem antes de Hamilton tentar alcançar Charles Leclerc. "Lutei ao máximo para essa maravilha torcida", afirma o vencedor.

Legenda: Hamilton comemorou como se fosse sua primeira vitória na Fórmula 1. E já soma 99 na carreira.
Foto: Reprodução/Twitter

Destaques da corrida

Hamilton fez uma largada agressiva, com várias investidas para cima do holandês, até se tocarem após cruzarem a reta e o piloto da Red Bull, Max Verstappen, acabar fora da pista numa batida forte contra a proteção de pneus. A corrida foi interrompida.

Depois do acidente, Verstappen recebeu atendimento médico, se restabelendo logo em seguida. Por medida de segurança, foi encaminhado ao Centro Médico dentro do circuito, onde constataram que seu quadro de saúde estava estável, registrando somente dores na perna direita.

A corrida iniciou novamente após cerca de 45 minutos parada. E com Leclerc largando bem, não dando chances para Hamilton. A direção da prova puniu o inglês em 10 segundos pelo acidente. Cumpriria na parada nos boxes, na volta 28. Antes da punição, o inglês pressionou o monegasco, sem sucesso. Mesmo com o motor da Ferrari apagando por duas vezes.

Veja também

Restando 10 voltas, já em segundo após ultrapassar Bottas, Hamilton tinha 7,5 segundos de desvantagem para Leclerc. Fazia melhor tempo a cada volta e se aproximava rapidamente. Restando duas voltas, o inglês colou na briga pela vitória e ultrapassou na curva do incidente com Verstappen.

Verstappen mantém a liderança do Mundial de Pilotos, com 185 pontos, mas viu a diferença cair de 33 para somente 8 pontos, com Hamilton subindo para 177 com a vitória. A próxima corrida ocorre daqui duas semanas, em Hungaroring, na Hungria.

Confira a classificação do GP de Silverstone

  1. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes), em 1h58min23s284
  2. Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 3s871
  3. Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), a 11s125
  4. Lando Norris (GBR/McLaren), a 28s573
  5. Daniel Ricciardo (AUS/McLaren), a 42s624
  6. Carlos Sainz (ESP/Ferrari), a 43s454
  7. Fernando Alonso (ESP/Alpine), a 1min12s093
  8. Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 1min14s289
  9. Esteban Ocon (FRA/Alpine), a 1min16s162
  10. Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), a 1min22s065
  11. Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri), a 1min25s327
  12. George Russell (GBR/Williams), a uma volta
  13. Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo), a uma volta
  14. Nicholas Latifi (CAN/Williams), a uma volta
  15. Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo), a uma volta
  16. Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a uma volta
  17. Nikita Mazepin (RUS/Haas), a uma volta
  18. Mick Schumacher (ALE/Haas), a uma volta

Não completaram a prova:

  • Max Verstappen (HOL/Red Bull)
  • Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin)

Assuntos Relacionados