Flamengo x Ceará: o que está em jogo, onde assistir e prováveis escalações

No primeiro confronto da temporada, o Vovô aplicou 2 a 0 no time rubro-negro dentro da Arena Castelão. Partida começa às 16 horas, com transmissão ao vivo da TV Verdes Mares.

Legenda: Guto Ferreira diz que Ceará aprende com erros na Série A
Foto: Thiago Gadelha

O Ceará tem um de seus maiores desafios na Série A hoje, contra o Flamengo, no Maracanã, às 16 horas, pela 29ª rodada, partida que terá transmissão da TV Verdes Mares. O contexto da partida é especial, com o Vovô reencontrando o adversário de uma das suas maiores vitórias, se não a maior, da equipe nesta edição da Série A. Na ida, pela 10ª rodada, em 13 de agosto, o Vozão se agigantou em casa e venceu o Rubro-Negro por 2 a 0, com gols de Luiz Otávio e Charles, em partida marcada pela eficiência alvinegra. Na ocasião, o Flamengo vinha de quatro vitórias seguidas (Santos, Bahia, Fortaleza e Fluminense) no Brasileiro, e empolgava o torcedor sob o comando do espanhol Domenec Torrent.

Ao contrário, o Vovô, vinha de duas derrotas seguidas, contra Santos e Inter, e conseguiu encaixar uma estratégia perfeita. É o que a equipe de Guto Ferreira quer repetir, mas com o adversário vindo de outro momento.

Hoje, o momento no Fla é de mais pressão, agora sob o comando de Rogério Ceni, velho conhecido do Ceará e da torcida alvinegra pelos anos em que dirigiu o Fortaleza. O time carioca vem de dois resultados ruins na Série A (empate com o Leão, na Arena Castelão, e derrota para o Fluminense, no Maracanã), e não conseguiu reduzir a distância para o líder São Paulo, que hoje é de sete pontos. Com a pressão crescente sob Rogério Ceni, o Vovô, em clima mais favorável pela campanha - o time é o 11º com chances de vaga na Libertadores e com confortáveis oito pontos de vantagem para o Z-4, quer surpreender o Fla de novo.

Motivação

O técnico Guto Ferreira afirmou que sua equipe vem mais motivada após a derrota para o Internacional no Castelão. "O Ceará é uma surpresa dentro da competição, está rivalizando com equipes mais fortes jogo a jogo e, às vezes, comete erros normais ao buscar ascender de patamar, de importância na Série A. Para nós é um aprendizado e tenho certeza que isso vai impulsionar uma vontade ainda maior no jogo contra o Flamengo".

Para o duelo, Guto Ferreira não terá Samuel Xavier, suspenso pelo 3º cartão amarelo. Em seu lugar joga Eduardo.

No Flamengo, o técnico Rogério Ceni tem a chance de repetir a formação da última rodada. Como a equipe não teve um bom desempenho na derrota por 2 a 1 para o Fluminense, fica a dúvida se Ceni fará alguma alteração, principalmente no sistema defensivo.

No clássico, Léo Pereira e Thuler não foram relacionados por questões físicas, mas já voltaram a treinar. Certo é o retorno de Vitinho, que cumpriu suspensão contra o Flu.

Depois do jogo com o Fluminense, ainda no estádio, Ceni e sua comissão tiveram uma conversa mais longa com o vice de futebol Marcos Braz e com o diretor Bruno Spindel - a reunião pós-jogo é algo de praxe. A ideia é tentar unir forças e encontrar soluções. "Sofrendo gols dessa maneira, fica difícil. Mas não podemos desanimar nem nos abater. Faltam 11 rodadas, infelizmente tivemos essa derrota. É continuar trabalhando, fazer a vitória acontecer. Não podemos parar", afirmou o treinador.