Lionel Messi optou por uma temporada de 2023/2024 reclusa. Depois de se sagrar campeão mundial no Catar, o atacante argentino deixou o Paris Saint-Germain, se transferiu para o Inter Miami, dos Estados Unidos. Mesmo assim, e tendo vencido apenas Campeonato Francês e Leagues Cup no último ano, foi escolhido pelos eleitores da Fifa como o melhor jogador da temporada. O resultado surpreende após Erling Haaland, campeão da tríplice coroa pelo Manchester City, chegar como favorito para a disputa. Desde 2016, quando o The Best foi criado, é a primeira vez que o vencedor de melhor do mundo não esteve presente.
Sem Messi, Thiery Henry, um dos cerimonialistas, se colocou para aceitar a premiação de Lionel Messi. Na cerimônia, foi possível ver os olhares surpresos do público com a vitória do atacante argentino. "Nunca venci a premiação, ficaria bem com ela", afirmou o ex-atacante francês. Clima de constrangimento marcou o evento, no qual apenas mulheres entregaram as premiações da noite, em homenagem à Copa do Mundo feminina de 2016.
Messi terminou empatado em pontos com Erling Haaland (48 para ambos). O argentino ganhou o prêmio por ter sido escolhido mais vezes como primeiro lugar na votação. Mbappé terminou na terceira colocação, pela escolha do eleitorado. Nenhum dos três esteve presente na cerimônia, realizada em Londres. Segundo o regulamento, se os finalistas ficassem empatados em pontos, o prêmio seria dado ao jogador que fosse escolhido mais vezes como primeiro lugar na votação.
Critérios e avaliação
A avaliação do eleitorado leva em consideração os feitos de cada um dos atletas no período entre 19 de dezembro de 2022 - um dia após a final da Copa do Mundo, que não foi considerada - e 20 de agosto de 2023. Doze jogadores foram indicados ao prêmio por um conselho técnico, composto por ex-atletas; a partir desta lista, três finalistas foram escolhidos por um júri formado por quatro categorias: treinadores das seleções masculinas, capitães de seleções masculinas, jornalistas de futebol e torcedores que votaram no site da Fifa.
Cada eleitor formou seu top 3 ideal, com pontos sendo distribuídos de acordo com cada posição - cinco para o primeiro colocado, três para segundo e um para o terceiro. Cada grupo teve 25% de peso na decisão final, independentemente do número de eleitores. A avaliação do eleitorado leva em consideração os feitos de cada um dos atletas no período entre 19 de dezembro de 2022 - um dia após a final da Copa do Mundo, que não foi considerada - e 20 de agosto de 2023. Fernando Diniz e Casemiro, representantes da seleção brasileira, votaram em Messi e Haaland, respectivamente.
Messi foi escolhido pela maioria dos capitães das seleções afiliadas pela Fifa e pelos fãs, no site oficial da entidade; Haaland foi vencedor nas outras duas categorias: técnicos e jornalistas, estes escolhidos pela entidade. O pai do atacante do Manchester City esteve presente na cerimônia, enquanto o filho se recupera de uma lesão.
Erling Haaland era o favorito para a conquista. No ano de 2023, superou o recorde de gols em uma só edição do Campeonato Inglês (36) e ajudou o Manchester City a chegar à inédita conquista da Liga dos Campeões. Mesmo sem marcar nas fases decisivas dos mata-matas (semi e finais), chegou à marca de 35 gols e seis assistências, por Manchester City e seleção norueguesa, no período avaliado pela eleição. Uma média de 81,36 minutos para participar de um gol no ano.
Premiações
Prêmio MELHOR JOGADOR DO MUNDO
O argentino Lionel Messi, do Inter Miami, conquistou seu oitavo prêmio Fifa The Best de melhor jogador do mundo em 2023. A premiação, leva em vigor o período de janeiro e dezembro de 2023, foi recebido por Thierry Henry, que apresentava o evento, já que o craque argentino não estava presente no evento.
Prêmio MELHOR JOGADORA DO MUNDO
A espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona, conquistou o prêmio Fifa The Best de melhor jogadora do mundo em 2023. No último ano, ela conquistou o prêmio de melhor jogador do Mundial da Austrália e da Nova Zelândia, e foi o grande destaque da seleção espanhola que conquistou o torneio.
Prêmio MELHOR TÉCNICO
O espanhol Pep Guardiola, do Manchester City, conquistou nesta segunda-feira (15) o prêmio Fifa The Best de melhor treinador do mundo em 2023. Pep conquistou a premiação mais importante da categoria após 12 temporadas.
Na premiação, o espanhol superou dois italianos na votação: Simone Inzaghi, da Inter de Milão, e Luciano Spalletti, ex-Napoli e atual técnico da seleção da Itália.
Prêmio Melhor treinadora do futebol feminino
A holandesa Sarina Wiegman, treinadora da seleção inglesa, conquistou nesta segunda-feira (15) o prêmio Fifa The Best de melhor treinadora do mundo em 2023, no futebol feminino. Sarina, que conquistou a última Eurocopa com a Inglaterra, chegou à sua quarta conquista.
Prêmio Seleção do ano FIFPro
A Seleção do ano FIFPro foi formada por: Thibaut Courtois (Real Madrid); Kyle Walker (Manchester City), John Stones (Manchester City), Rúben Dias (Manchester City); Bernardo Silva (Manchester City), Jude Bellingham (Real Madrid), Kevin De Bruyne (Manchester City); Erling Haaland (Manchester City), Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain), Lionel Messi (Inter Miami) e Vinícius Júnior (Real Madrid).
Prêmio Seleção do ano FIFPro do futebol feminino
A Seleção do ano FIFPro do futebol feminino foi formada por: Mary Earps (Manchester United); Lucy Bronze (Barcelona), Alex Greenwood (Manchester City), Olga Carmona (Real Madrid); Ella Toone (Manchester United), Aitana Bonmati (Barcelona), Keira Walsh (Barcelona); Lauren James (Chelsea), Sam Kerr (Chelsea), Alex Morgan ( San Diego Wave FC) e Alessia Russo (Arsenal).
Prêmio Melhor goleira do mundo
A inglesa Mary Earps, do Manchester United e titular da seleção da Inglaterra, foi conquistou, pelo segundo ano seguido, o prêmio Fifa The Best de goleira do mundo em 2023, no futebol feminino. Ela superou na votação a espanhola Catalina Coll, do Barcelona, e a australiana Mackenzie Arnold, do West Ham.
Prêmio Melhor goleiro do mundo
O brasileiro Ederson, do Manchester City, conquistou o prêmio Fifa The Best de melhor goleiro de 2023. Ederson, que no último ano ficou em quinto colocado na premiação, conquistou o prêmio pela primeira vez. Ele superou na votação o belga Thibaut Courtois, do Real Madrid, e do marroquino Yassine Bounou, do Al-Hilal.
Prêmio Fair Play
O atacante brasileiro Vinícius Júnior recebeu o prêmio fair play, pela luta contra o racismo no futebol espanhol. Ele não esteve presente na cerimônia por ter atuado um dia antes pelo Real Madrid pela Supercopa da Espanha e marcado 3 gols diante do Barcelona na Arábia Saudita. Vini foi representado por ex-jogadores brasileiros, como Cafú, Roberto Carlos, Ronaldo Fenômeno e Roque Júnior.
Prêmio Puskas
O atacante brasileiro Guilherme Madruga recebeu o Prêmio Puskas pelo gol mais bonito do ano. Ele marcou jogando pelo Botafogo-SP e foi anunciado nesta segunda-feira pelo Cuiabá.
Prêmio Fifa Fan Award
Daniel “Toto” Iñiguez, pai de Ticiano, torcedor do Colón, da Argentina, foi o vencedor do Fifa Fan Award. Ele conquistou o prêmio após ser flagrado amamentando o bebê na arquibancada, durante o jogo de seu time do coração.
Onde assistir
O Fifa The Best tem transmissão ao vivo no SporTV, CazéTV (YouTube) e no aplicativo Fifa+.
Este conteúdo é útil para você?