Copa do Brasil: Ceará tenta trilhar caminho de sucesso de 1994

Em sorteio, CBF definiu o Palmeiras como adversário do Vovô nas quartas. Caso avance, pode ter pela frente o Internacional na semifinal e o Grêmio na decisão, em chance de superar campanha histórica

Legenda: Em 1994, o Ceará eliminou o Palmeiras da era Parmalat comandado por Vanderlei Luxemburgo
Foto: Airton Bezerra / arquivo SVM

O sorteio das quartas da Copa do Brasil definiu o Palmeiras como adversário do Ceará no mata-mata. E não havia maior sorte após cinco etapas eliminatórias: todos os participantes apresentaram qualidade e devem ser avaliados como difíceis. O roteiro alvinegro, no entanto, tem capítulo antigo frente ao alviverde, em contexto presente também na campanha de 1994.

Antes, vale ressaltar: a etapa ocorre em duas partidas, com o primeiro confronto no Allianz Parque, em São Paulo, e o segundo na Arena Castelão. As datas previstas pela CBF no calendário são as próximas quartas-feiras, dias 11 às 16h30 e 18 de novembro às 19 horas. Os demais duelos são entre Flamengo x São Paulo, Cuiabá x Grêmio e Internacional x América-MG.

O Palmeiras é tratado como favorito no certame. Com maior investimento, 10 títulos da Série A e um novo técnico, o português Abel Ferreira. Por vezes, o time é também tido como o de melhor elenco no cenário nacional ao lado do Flamengo.

Tudo entra em campo, de fato, mas a mística e o retrospecto têm peso. O Vovô apresenta tradição na competição até com um vice-campeonato no currículo há 26 anos contra o Grêmio. O feito deixou pelo caminho o então rival paulista da atualidade.

Naquela época, o time cearense eliminou o dito melhor clube do país no fim da década de 90. O Palmeiras, na era Parmalat, tinha elenco de craques, era bicampeão paulista e brasileiro, além do comando de Vanderlei Luxemburgo. E tudo parou frente ao Ceará de Dimas Filgueiras.

O duelo era válido pelas oitavas. Após segurar empate sem gols na Arena Castelão, uma nova igualdade, 1 a 1, no antigo Palestra Itália, impulsionou o time cearense para a melhor trajetória local na Copa do Brasil.

As coincidências com a campanha de 1994 estão também nas projeções alvinegras para o decorrer do mata-mata. Pelo chaveamento, o time ocupa grupo com Internacional x América-MG, ou seja, em caso de classificação, tem pela frente uma das equipes.

No ano rememorado, após superar o Palmeiras, o Vovô teve pela frente justamente os gaúchos, agora nas quartas. O poderoso time colorado, com ataque de Paulinho McLaren e Mazinho Loyola, até venceu por 2 a 1 no Beira-Rio, mas um revés por 1 a 0 na ida classificou o Ceará pelo regulamento de placar agregado.

No choque de paralelos, os demais confrontos foram com Campinense, Linhares-ES e, por fim, o Grêmio. E a única chance de encarar a equipe celeste mais uma vez na competição é caso ambas alcancem a decisão, em confronto dividido pelas chaves.

Não vai ser fácil, mas o sonho deve existir para a nação alvinegra, mesmo com toda a dificuldade da partida.

Ceará revive 1994 e volta a enfrentar um forte Palmeiras pelo caminho na Copa do Brasil. Naquele ano, o Vovô eliminou o Verdão. Em 94, o Alvinegro só parou no Grêmio e ficou com o vice-campeonato.

Confira a tabela das quartas de final da Copa do Brasil:

Jogos de ida

11/11, quarta-feira

16h30 - Palmeiras x Ceará -Allianz Parque, São Paulo (SP)

19h - Cuiabá x Grêmio - Arena Pantanal, Cuiabá (MT)

21h30 - Flamengo x São Paulo - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

21h30 - Internacional x América-MG - Beira Rio, Porto Alegre (RS)

 
Jogos de volta

18/11, quarta-feira

16h30 - Grêmio x Cuiabá - Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)

19h - Ceará x Palmeiras - Castelão, Fortaleza (CE)

21h30 - São Paulo x Flamengo - Morumbi, São Paulo (SP)

21h30 - América-MG x Internacional - Independência, Belo Horizonte (MG)