O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, nesta terça-feira (23), a aprovação da criação dos Jogos Olímpicos de Esports. Diferente das Olimpíadas tradicionais, o evento vai ocorrer a cada dois anos, a partir de 2025.
Os membros do COI aprovaram a criação do evento por unanimidade. Não houve nenhum houve voto contrário ou abstenção. Outros assuntos também foram discutidos.
"Esta é realmente uma nova era para o COI. Com a confirmação pela sessão do COI da criação dos Jogos Olímpicos de Esports, estamos acompanhando o ritmo da revolução digital. A comunidade de esports, representada na nossa Comissão de Esports, se envolveu com entusiasmo nesta iniciativa. Esta é mais uma prova da atratividade da marca olímpica e dos valores que ela representa entre os jovens", disse Thomas Bach, presidente do COI, em comunicado à imprensa.
As Olimpíadas de Esports terão três modalidades: esportes físicos disputados em plataforma virtual; simuladores de esportes; e games de esports. No entanto, todos precisam estar alinhados aos valores olímpicos. Joos de tiro não entrarão no programa olímpico.
O COI vai realizar o evento em parceira com o Comitê Olímpico da Arábia Saudida, pois o país tem feito grande investimento em esportes eletrônicos. A forma de classificação ainda vai ser debatida e definida.
A entidade ainda vai criar uma estrutura interna, separada do modelo de organização e financeiro das Olimpíadas tradicionais, para cuidar do evento.