Clubes que voltaram aos treinos tiveram 23 jogadores infectados

Ceará, Fortaleza, Atlético e Ferroviário foram as equipes do Cearense que já retomaram as atividades. Outros quatro clubes se organizam para retorno

Legenda: Ceará foi o primeiro clube do Estado a testar para o novo coronavírus

Até agora, quatro clubes do Campeonato Cearense já retomaram os treinamentos. Por ordem, Ceará e Fortaleza, nos dias 1º e 2 de junho, respectivamente, foram os primeiros. Nos últimos dias, Atlético/CE, a partir do dia 22, e Ferroviário, na última segunda-feira (29), se reapresentaram. Somados, os quatro clubes totalizam 23 jogadores que tiveram contato com o novo coronavírus.

Em Vovô e Leão, foram 13 casos registrados entre os atletas, sendo 11 no Alvinegro de Porangabuçu e dois no Tricolor do Pici. Hoje, todos já estão recuperados e com anticorpos, participando normalmente das atividades com o restante do grupo.

 

Os dois clubes, aliás, representantes do Estado na Série A do Campeonato Brasileiro, estão realizando testagens regulares em seus jogadores e funcionários para monitoramento constante. Procedimento que também ocorreu com a Águia da Precabura e o Tubarão da Barra.

O Atlético/CE realizou, ao todo, 31 exames, sendo 19 atletas e 12 membros da comissão técnica. Somente um jogador testou positivo. Ele está assintomático e em isolamento social tendo todos os cuidados necessários.

No caso do Ferroviário, foram 45 pessoas testadas, entre jogadores, funcionários, diretores e alguns membros da comissão técnica. Nove jogadores e dois integrantes da comissão técnica, todos assintomáticos, tiveram resultados positivos e foram imediatamente isolados do restante do grupo e assim ficarão pelas próximas duas semanas.

Datas de retorno

Os outros quatro clubes do Campeonato Cearense que ainda não retomaram as atividades já têm futuro definido. O Caucaia retoma os treinamentos na próxima segunda-feira (6), data em que realizará exames em jogadores, funcionários e membros da comissão técnica.

Os outros três possuem situação diferente. O Guarany de Sobral já entrou em acordo com jogadores e funcionários e está pronto para voltar a treinar. Porém, só poderá realizar as atividades quando a cidade de Sobral sair do "lockdown".

"Estamos prontos, está tudo certo, mas esperamos o aval do prefeito. Expectativa é que possa acontecer na próxima segunda-feira (6) a liberação para, depois, voltarmos aos treinos", disse Mauro Fuzaro, presidente do Cacique do Vale.

O Barbalha, que está sob novo comando, após afastamento do ex-presidente Lúcio Barão, ainda não tem a data de reapresentação definida. Certo é que o time interiorano deverá realizar a preparação na capital cearense. O Município do Cariri, sede do clube, também entrou em "lockdown", o que também é um fator que pode fazer a equipe caririense vir treinar em Fortaleza.

O único que não tem nenhuma previsão é o Pacajus. Aliás, a previsão é exatamente que não haja treinamentos. Lanterna do Estadual, o clube disputará somente uma partida, e a tendência é que se reapresente somente às vésperas dos jogos, quando as datas forem marcadas pela Federação Cearense de Futebol (FCF).