Ceará vive ‘momento desconfortável’ na Série B após derrotas seguidas, diz Condé

Treinador concedeu entrevista coletiva após Vovô perder para o Coritiba

Legenda: Léo Condé, técnico do Ceará
Foto: Kid Jr/SVM

“Desconfortável”. Foi assim que o técnico Léo Condé classificou o momento pelo qual passa o Ceará na Série B do Brasileirão 2024, após duas derrotas consecutivas, para Chapecoense e Coritiba, desperdiçando a chance de entrar no G-4 da competição.

“É um momento desconfortável, duas derrotas seguidas, mas a gente vinha de uma boa sequência, quatro jogos sem derrotas, em uma crescente, e de repente a gente fez esses dois jogos um pouco abaixo daquilo que normalmente consegue”, disse o treinador.

Na noite da última quarta-feira (18), o Vovô foi derrotado por 3 a 1 para o Coritiba, jogando fora de casa, no estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR). O Coxa chegou a abrir 2 a 0 no placar, Barceló diminuiu para o Ceará, mas os donos da casa marcaram o terceiro gol.

A gente não conseguiu produzir aquilo que normalmente produz de melhor. [...] Faltou capricho maior na hora da definição da jogada. [...] Fomos para o intervalo com 0-0, fizemos correções de posicionamento, tivemos boa chance com Saulo. Talvez se a gente tivesse conseguido fazer o gol poderia ter tomado rumo diferente. Em jogada de bola parada, a gente sofreu o gol. [...] Fizemos duas mudanças, mas no momento a gente sofreu o segundo gol. A equipe teve personalidade, continuou buscando, fizemos o 2-1. No momento que estava crescendo, sofreu o terceiro gol.
Léo Condé
Técnico do Ceará

Léo Condé aproveitou a coletiva para falar sobre o sistema defensivo da equipe. Além das críticas que vem recebendo, a defesa também perdeu um de seus principais jogadores: o goleiro Richard sofreu uma lesão e precisou ser substituído na partida.

“A perda do Richard de certa forma acabou abalando, é uma das grandes referências da equipe. [...] É algo que a gente tem que equilibrar essa questão de ataque e defesa. Espero que possa equilibrar isso o quanto antes para se manter vivo na disputa pelo acesso”, disse.

Lucas Mugni com a bola dominada em jogo do Ceará contra o Coritiba
Legenda: Ceará perdeu para Chapecoense e Coritiba
Foto: Gabriel Silva/Cearasc

Depois de uma sequência de dois jogos fora de casa, o Ceará terá agora dois jogos seguidos na condição de mandante. No próximo domingo (22), o Vovô recebe o Vila Nova na Arena Castelão, às 18h30 (no horário de Brasília).

Restam 11 jogos, seis no Castelão. De suma importância fazer o dever de casa, conseguir vencer em casa e buscar uma melhora longe de casa. Temos dois jogos em casa, temos que ir por partes, primeiro se mobilizar para tentar vencer essa boa equipe do Vila Nova, talvez possa até diminuir a distância. [...] Das quatro próximas partidas, vamos ter três no Castelão, um jogo contra o Sport, clássico nordestino. A gente tem uma possibilidade boa de pontuar, pede a compreensão e o apoio do torcedor para criar uma mobilização grande para esses jogos.
Léo Condé
Técnico do Ceará

Apesar das duas derrotas consecutivas, Léo Condé disse na coletiva ainda acreditar no acesso à Série A. O Vovô ocupa atualmente a oitava colocação na tabela, com 39 pontos em 27 rodadas. A distância para o G-4 é de quatro pontos.

“Não é só o Ceará que passa por momentos de oscilação, praticamente todas as equipes vêm passando por isso. [...] A gente ainda acredita muito, sabe que é difícil, mas é totalmente possível continuar nessa briga”, completou o técnico.