Ceará e Fortaleza tentam reforçar elencos em reta final de inscrição na Série A

Com o prazo de inscrição de novos atletas encerrado na sexta-feira (20), diretorias de Ceará e Fortaleza tentam agilizar as negociações para acertar as contratações da sequência da Série A, a se encerrar em fevereiro de 2021

Legenda: Ceará e Fortaleza se enfrentam pela 26ª rodada
Foto: Kid Júnior / SVM

O prazo de inscrição na Série A do Campeonato Brasileiro será encerrado na sexta-feira (20). A data é o limite para a chegada de novos reforços, um dos desejos dos representantes cearenses na competição nacional: Ceará e Fortaleza. Com a maratona de partidas até fevereiro de 2021, quando as últimas rodadas são atingidas, as comissões técnicas demonstram interesse em ampliar os elencos.

Ouça o podcast 'CearáCast'

O investimento acompanha também as pretensões no torneio. A permanência na elite é a prioridade absoluta, mas atingir o feito exige equilíbrio no plantel, principalmente com as seguidas baixas por lesão e infecção devido à Covid-19 - questões existentes no futebol cearense.

Ouça o podcast 'FortalezaCast'

Fortaleza ativo

No time tricolor, o processo está mais avançado. A mudança de comando permitiu acelerar a busca por contratações pelo novo crivo de exigência técnica. Marcelo Chamusca chegou na última quinta (12) e conversou com a diretoria sobre necessidades do plantel.

Em coletiva após estreia, admitiu que os setores da equipe foram mapeados para consulta no mercado. "A gente está com nomes encaminhados e posições definidas. São posições que a gente entende que existe carência. Tivemos dificuldade de reposição, perdemos dois importantes, Osvaldo e Yuri (por Covid-19). É importante por se um ano atípico e de jogos encaixotados, analisamos que precisamos de um plantel de número maior, com características parecidas ao que temos", disse.

Legenda: Marcelo Chamusca é recém-chegado no Fortaleza, mas já indicou reforços ao Tricolor
Foto: Leonardo Moreira / FortalezaEC

O discurso envolve alternância imediata na gestão do grupo, em paralelo com Rogério Ceni. O ex-goleiro tinha preferência por comandar um time mais curto, em que as opções podiam ampliar o entrosamento nas atividades diárias. Com Chamusca, a maior quantidade não afeta a qualidade final.

A equipe, hoje, conta com 25 atletas, em índice contabilizado no site oficial. As alternativas de zagueiro são quatro, por exemplo: Roger Carvalho, Quintero, Jackson e Paulão. Nas últimas rodadas, com suspensões e lesões, Bruno Melo e Gabriel Dias foram deslocados para a função.

O ataque também tem prioridade. No momento, sete jogadores compõem o profissional. Pela formação ofensiva, a tendência é que quatro estejam em campo. Então, o objetivo é melhorar o rodízio de peças para renovar o fôlego.

Legenda: João Paulo era um dos destaques da Ponte Preta na Série B
Foto: Ponte Preta / divulgação

Apesar da lista de indicações, o primeiro alvo foi João Paulo, da Ponte Preta. Um dos artilheiros da Série B e eleito para seleção do Campeonato Paulista, o meia fechou com o Leão até dezembro de 2021. O contrato definitivo pertence ao Tombense-MG.

A contratação ocorre para atender o conceito tático trabalhado pelo novo treinador. Apesar da manutenção do padrão 4-2-4 contra o São Paulo, o comandante gosta de jogadores com perfil de camisa 10: características de organização e participações criativas. Na equipe, o argentino Mariano Vázquez também desempenha os atributos e deve ganhar mais espaço.

O conhecimento de Chamusca na Série B pode facilitar o processo. A cúpula tricolor tem preferência por contratações de baixo custo, além de acordos com opção de empréstimo, sempre respeitando as condições financeiras para evitar déficit futuro.

Ceará em análise

O time alvinegro vai anunciar contratações durante a semana. Há consenso na decisão: a equipe tem posições que podem ganhar reforços e investirá no mercado. A necessidade surge pelos desfalques recentes e também avaliações do técnico Guto Ferreira e do departamento de futebol.

Com título invicto da Copa do Nordeste e classificação às quartas da Copa do Brasil, o planejamento estratégico tem como meta alcançar o top-10 do Brasileirão - e vaga na Sul-Americana. Por isso, as contratações devem ocorrer com melhor qualidade, um dos pedidos do comandante.

"O que for possível trazer para que se tenha mais enriquecimento para o plantel, a direção está trabalhando para isso, embora a dificuldade seja grande por causa do mercado. Tem que trazer alguém que agregue valor, que faça a diferença, e não está fácil no mercado esse perfil", afirmou.

O técnico Guto Ferreira desempenhou um grande trabalho no Ceará em 2020
Legenda: O técnico Guto Ferreira tem entregado bons resultados no início da Série A
Foto: Thiago Gadelha / SVM

O nível do reforço é o tema mais discutido, com decisões tomadas nas próximas horas. Ontem, o departamento de futebol teve reunião para acertar detalhes das investidas. O encontro contou com participações de nomes como o do presidente Robinson de Castro, Jorge Macedo, executivo de futebol, Eduardo Arruda, diretor de futebol, e Sérgio Dimas, gerente de futebol.

O grupo mantém contato direto com Guto Ferreira e tem sequência das conversas nesta manhã. Os ajustes são para mensurar os riscos de qualquer negociação, avaliar a própria equipe e buscar agilizar o processo pelo curto período restante para reforços. O sigilo faz parte dos acordos, mas as posições de preferência são volantes e atacantes.

A primeira função é consulta pela característica. Dos volantes de maior poder de marcação, as opções disponíveis são Charles e Fabinho - a lesão de Willian Oliveira diminui as opções para o encerramento da temporada.

Felipe Vizeu Ceará
Legenda: Vizeu garantiu estar pronto para voltar a jogar pelo Ceará
Foto: Felipe Santos/Divulgação

Os demais são Kelvyn, Ricardinho, Pedro Naressi e Marthã. O quarteto tem boa saída de bola, mas menor vigor físico que os companheiros para compor o meio-campo no sistema 4-2-3-1 montado por Guto Ferreira.

No âmbito ofensivo, o desejo é por atacantes de lado, com velocidade e poder de finalização. Os extremos são importantes no esquema, só que o rendimento ainda envolve oscilação nas partidas, principalmente das alternativas com menor minutagem.

No momento, o elenco tem 32 peças. O centroavante Felipe Vizeu foi a última contratação oficializada e segue em processo de recondicionamento para ter mais minutos. A saída de atletas não está descartada.