Atual campeã brasileira deKung Fu Wushu CBKW 2021, Samara Nascimento se prepara para um novo desafio: vai disputar o 9º interestadual da modalidade nos dias 28 e 29 de maio, em Nova Olinda, no Cariri. O evento reúne atletas de todos os estados nordestinos, com títulos nacionais e internacionais.
Atleta da WSM (Associação de Artes Marciais Chinesas), ela também integra a seleção cearense e a brasileira. O início na modalidade foi há dez anos, em um projeto social chamado Espaço Oriental.
“Uma década de história praticando essa arte marcial que é incrível. Minha especialidade é o tai chi chuan. Comecei a praticar nas pracinhas. Eu fazia apenas o tai chi terapêutico. Mas em 2012 teve o Campeonato Brasileiro e fui ver minha professora, outros atletas realizando as performances e fiquei encantada. Aí comecei a treinar, me dedicar cada vez mais e fui conseguindo espaço. No mesmo ano participei de uma Copa, em 2013 já fui para um Cearense e um Brasileiro”, relembra.
Samara explica o tai chi chuan, essa modalidade da arte marcial chinesa tem movimentos peculiares. Para isso, o atleta precisa de muita coordenação motora, flexibilidade e força nos membros inferiores.
“São bem lentos, graciosos, movimentos circulares que envolvem a questão do chi da energia, sempre conectado com a respiração. Você realmente fica encantada ao vê-lo. Envolve muito equilíbrio, postura. Então o atleta de tai chi tem um movimento diferenciado. Exatamente por conta das características dessa modalidade”, detalha.
O envolvimento com o esporte não fica só na prática. Samara também ensina. Além de competir, poderá acompanhar os alunos dela na Rede Cuca. Ela fala sobre a expectativa para a disputa.
“Como atleta, fico mais tranquila porque tenho uma certa bagagem. Ser avaliada por quem é de casa, nosso Ceará, deixa o coração mais aliviado. Como professora, estou um pouco mais preocupada porque é o primeiro evento deles. Meus alunos têm a partir de 15 anos. Tem outro de 61 anos que vai fazer tai chi pela primeira vez. Estou ansiosa e empolgada, eles estão encantados. Eu estou realmente muito feliz com a vontade, com o empenho deles. E a gente vai fazer formas individuais como em grupo”, disse.
A competição será preparatória para o Cearense, a ser realizado no início de julho, e também para o Brasileiro, com calendário em setembro.
Campeão em disputa
Outro atleta que também compete é o professor Carlos André, especialista em wushu taolu esportivo da escola WSM. Ele é atleta da seleção cearense wushu FCKW e brasileira de wushu CBKW, 14 vezes campeão brasileiro de wushu CBKW, 3 vezes campeão Nordeste de wushu CBKW e vice-campeão mundial de Kungfu wushu IWUF China 2019.
Ele estará competindo dias 28 e 29 de maio em Nova Olinda (CE) no 9° interestadual de Kungfu wushu. Evento faz parte da sua preparação para o 3° campeonato Sul-Americano de Wushu IWUF na Argentina, em novembro de 2022