O Ceará empatou com o Botafogo neste sábado (6), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), em 1 a 1. Victor Cuesta abriu o marcador para os cariocas, enquanto Mendoza igualou o placar para os cearenses.
Com o resultado, o Alvinegro chega ao 4° jogo sem vitória na temporada. Na Série A, chega aos 25 pontos, mas permanece na 14ª colocação. Ao final da rodada, o Ceará pode ser ultrapassado pelo Coritiba.
A equipe de Marquinhos Santos volta a campo na quarta-feira (10), às 19h15 (horário de Brasília), contra o São Paulo, na Arena Castelão, em duelo decisivo da Copa Sul-Americana. No domingo (14), às 16h (horário de Brasília), enfrenta o Fortaleza.
O jogo
Com mudanças na escalação, o Ceará encontrou dificuldades para equilibrar o sistema defensivo e ofensivo contra o Botafogo. Logo no 1° minuto, Victor Luís saiu jogando errado e Jeffinho aproveitou. O atacante botafoguense tocou para Erison, que foi desarmado por Nino Paraíba.
A situação alvinegra ficou complicada logo cedo, aos 8 minutos, após o gol de Victor Cuesta. Após cobrança de falta, o zagueiro se antecipou a marcação e abriu o marcador em favor dos cariocas.
Em desvantagem, o Ceará foi mais ofensivo na partida, mas não conseguia penetrar na área adversária. Os chutes de fora da área tornaram-se frequentes, com Lima e Vásquez arriscando, mas sem assustar a meta de Gatito Fernández.
A melhor oportunidade do alvinegro cearense saiu dos pés de Guilherme Castilho. Aos 33 minutos, Vásquez cruzou na área e Mendoza desviou. Na pequena área, a bola sobrou com o volante, que mandou para fora.
Segundo tempo
Na etapa decisiva, o Botafogo voltou buscando ampliar o placar, mas viu o Ceará chegar ao empate. Aos 3 minutos, após cruzamento de Vina, Mendoza igualou o marcador no Nilton Santos.
A equipe botafoguense utilizava o atacante Jeffinho como válvula de escape para atacar o espaço pela esquerda. Em duas ocasiões, levou perigo contra João Ricardo.
O goleiro Gatito Fernández foi o protagonista do clube carioca na etapa final, com grandes intervenções em finalizações de Lima e Guilherme Castilho.
Nos minutos finais, o Ceará pressionou o Botafogo, mas não conseguiu marcar o gol da vitória. Vina, Mendoza, Fernando Sobral e Erick tentaram, mas não obtiveram sucesso.
Botafogo x Ceará | veja o tempo real
Escalações
Botafogo: Gatito Fernández; Daniel Borges, Philipe Sampaio, Victor Cuesta e Saravia; Tchê Tchê, Eduardo e Lucas Fernandes; Luis Henrique (Vinícius Lopes), Jeffinho e Erison (Matheus Nascimento). Técnico: Luis Castro.
Ceará: João Ricardo; Nino Paraíba (Michel Macedo), Messias, Luiz Otávio e Victor Luís; Richard Coelho, Guilherme Castilho (Fernando Sobral) e Lima; Vásquez (Cléber -> Zé Roberto), Mendoza e Vina. Técnico: Marquinhos Santos.
FICHA TÉCNICA | Botafogo x Ceará
Campeonato Brasileiro — Série A
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/Horário: 6 de agosto de 2022, às 16h30
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA-SP)
Assistente 2: Alex Ang Ribeiro (SP)
Árbitro de Vídeo: Vinicius Furlan (SP)
Este conteúdo é útil para você?