Borussia não renova contrato de atacante Raffael; Ceará monitora situação

Atleta cearense é ídolo no futebol alemão e torcedor declarado do Vovô

Legenda: O jogador está há seis anos no Mönchengladbach e marcou mais de 70 gols
Foto: AFP

O clube alemão Borussia Mönchengladbach anunciou, nesta quinta-feira (25), a decisão de não renovar o contrato com o atacante Raffael. Natural de Fortaleza e filho do ex-lateral Caetano, que tem passagem pelo futebol cearense, o jogador de 35 anos construiu a carreira na Europa e tinha vínculo até junho de 2020.

"Decidimos não estender o contrato do Raffael. Ele tem sido um jogador-chave no clube e merece uma despedida adequada com os fãs. Foi uma decisão esportiva, mas as negociações foram abertas e amigáveis. Nós nos separamos em termos muito bons", explicou Max Eberl, diretor do time.

A situação é monitorada de perto pelo Ceará. Torcedor declarado do Vovô, o atleta demonstrou interesse em se aposentar no clube do coração e até visitou o CT de Porangabuçu em 2019. O executivo de futebol alvinegro, Jorge Macedo, reforçou que o atacante é analisado. "O Raffael é um jogador muito talentoso. Ele tem, se não me engano, um acerto com um clube da Alemanha e está esperando a definição da situação do novo coronavírus para definir o que vai fazer", afirmou em entrevista ao programa A Grande Jogada, da TV Diário.

Ídolo na Alemanha, o jogador está há cinco anos no Mönchengladbach, marcou mais de 70 gols - 9ª maior goleador da história do time - e ajudou a equipe a se classificar para as disputas da Liga dos Campeões e Liga Europa. O atleta tem quatro filhos vivendo no exterior e foi cotado para se naturalizar alemão, mas o acordo não avançou a tempo da Copa do Mundo da Rússia. Na atual temporada, participou de 10 jogos sem balançar as redes.

Revelado pelo Juventus, de São Paulo, atuou também por Shalke 04 e Hertha, na Alemanha. Além dos suíços Zürich e Chiasso, e do Dynamo Kyiv, na Ucrânia. 

Caminho do irmão

Legenda: Ronny foi peça-chave na campanha que culminou com o acesso à Série B do Brasileiro
Foto: JL Rosa / SVM

A família Caetano também tem outro nome na história do futebol: Ronny. Conhecido por ser o detentor do "chute mais forte do mundo", o atleta é irmão de Raffael e fez sucesso no exterior, com passagens pelo Sporting-POR, União da Leiria-POR e Hertha Berlim-ALE. 

O curioso é que o lateral, revelado no Corinthians, se aposentou após defender o Fortaleza em 2017. O jogador foi peça-chave na campanha que culminou com o acesso à Série B do Brasileiro ao marcar o gol que classificou a equipe para o mata-mata, diante do Moto Club/MA, na Arena Castelão. Com a camisa tricolor, Ronny fez 17 partidas e balançou as redes quatro vezes.