Bernadete: ´quero me dar bem na prova´

Legenda:
Foto:

A atleta nativa do Ipu deseja ficar entre as dez mais bem colocadas na competição que fecha o calendário da temporada

Principal representante feminino do Ceará nas provas de rua, Antônia Bernadete Lins da Silva, segue treinando forte para a competição que fecha o calendário de corridas de rua desta temporada, a Corrida Internacional de São Silvestre. "Será a minha quinta participação na São Silvestre. E espero me dar bem na edição deste ano para melhorar minha posição no ranking do Circuito Caixa de Corridas de Rua 2009", afirmou Bernadete.

Para os que ainda desconhecem a força da atleta nativa do Ipu, Bernadete, figura em sexto lugar no ranking do Circuito da Caixa de 2009, com 196 pontos em 9 etapas da competição, que conta com 92 representantes. E as dez mais bem classificadas nesse ranking ganham uma bolsa da entidade organizadora.

"A 85ª São Silvestre, dia 31/12, em São Paulo, é a última prova que pontua para o Circuito 2009 da Caixa. E quanto melhor a colocação, mais elevado é o valor da ajuda oferecida pela instituição", ressaltou a tetracampeã da Corrida de Rua Unifor, vice-campeã neste ano.

Aos 32 anos de idade, sete como atleta de elite do pedestrianismo cearense e nacional, Bernadete avalia que o ano de 2009 foi positivo. "Apesar do desgaste por ter disputado pelo menos 20 provas, do esforço despendido com treinos etc, consegui bons resultados, como o primeiro lugar nas provas de 5 e 10km das Olimpíadas Universitárias", comentou a corredora, que fará o terceiro semestre do curso de Educação Física na Fametro.

Bernadete costuma correr 15km por dia durante os treinos e compete nas provas de 10km (percurso do Circuito Caixa), mas também encara meia maratona (21km). Para os mais novos o recado: "Cada pessoa que realmente gosta do esporte tem que batalhar, buscar, e não desistir ao primeiro obstáculo".

Saiba mais

Principais provas

A atleta Bernadete Lins participou, este ano, das principais provas de pedestrianismo do calendário da Confederação Brasileira de Atletismo, dentre elas a Volta da Pampulha/MG, Corrida Pan-Americana e Meia Maratona Internacional, ambas no Rio de Janeiro

Início no atletismo

Bernadete, que no Ipu jogava futsal, veio para a Capital em 2001 e estreou nas corridas de rua em 2002. As primeiras competições foram as provas da Uece e Bombeiros. E a partir d a I Maratona de Revezamento Pão de Açúcar "tomou gosto" e prossegue até hoje

MOACIR FÉLIX
REPÓRTER