Morte de Marília Mendonça completa três anos nesta terça (5); relembre o caso
Cantora foi vítima de acidente aéreo em 5 de novembro de 2021
Nesta terça-feira (5), a morte da cantora Marília Mendonça completa três anos. A artista de 26 anos foi vítima de um acidente de avião na tarde de 5 de novembro de 2021, após a aeronave de pequeno porte em que estava cair perto de uma cachoeira na serra de Caratinga, interior de Minas Gerais.
Na ocasião, o bimotor Beech Aircraft, prefixo PT-ONJ, colidiu com um cabo da Companhia de Energia de Minas Gerais (Cemig) já na aproximação para o pouso, o que resultou na perda de sustentação e queda do avião.
Além da sertaneja, morreram no acidente o produtor Henrique Bahia, o assessor Abicieli Silveira e os pilotos Geraldo Martins de Medeiros e Tarciso Pessoa Viana.
Veja também
Ida a Minas para shows
No dia do acidente, Marília faria um show na cidade de Caratinga e, cerca de uma hora antes do acidente aéreo, publicou, no Instagram, vídeo prestes a fazer embarque.
Na gravação, a cantora registrou parte da rotina que antecedia suas apresentações musicais.
Investigação
Em outubro de 2023, quase dois anos após o acidente, a Polícia Civil de Minas Gerais concluiu o inquérito e atribuiu a responsabilidade pela queda do avião aos pilotos. A conclusão da Polícia aponta que houve "homicídio culposo triplamente qualificado" por parte do piloto e do copiloto.
Já o relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), divulgado em maio de 2023, concluiu que não houve falha humana ou mecânica no acidente.
Segundo o laudo, as decisões por parte do piloto não demonstram erro. Ainda conforme a investigação, os cabos da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foram obstáculo para a aeronave. "A mudança de rota não demonstra o erro", escreveu o Cenipa.