Inscrições do Prouni 2021 terminam nesta sexta-feira; veja como se inscrever

Ceará tem 4.103 bolsas disponíveis em faculdades particulares

Sala de aula vazia
Legenda: Bolsas podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda declarada pelo candidato
Foto: Shutterstock

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2021 serão encerradas às 23h59min desta sexta-feira (15). O processo de pré-seleção dos estudantes para bolsas parciais e integrais em diversas faculdades do Brasil foi iniciado na terça-feira (12)

No Ceará, são ofertadas 1.917 bolsas integrais e 2.186 parciais, com 50% de desconto sobre o valor do curso. Ao todo, são 4.103 bolsas de estudo nas instituições particulares do Estado.

Inscrição usará as notas do Enem 2019

Utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, os candidatos podem escolher a universidade, curso e turno que desejam frequentar. Os participantes podem modificar a escolha com base nas notas de corte para aumentar as chances de aprovação. Apenas a última inscrição será considerada quando o período for finalizado nesta sexta-feira.

Critérios para inscrição

Para participar da seleção do Prouni, os estudantes devem ter participado do último Enem e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame, além de ter tirado mais que zero na redação.

O candidato também não pode ter nenhum diploma no ensino superior, com exceção de professores da rede pública de ensino da educação básica. Caso não seja um docente, os alunos precisam se encaixar em pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; 
  • Ter estudado em escola da rede privada como bolsista integral da própria escola;
  • Ser pessoa com deficiência.

As bolsas podem ser integrais para candidatos com renda bruta familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Bolsas de 50% são ofertadas para aqueles com renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

Quero receber conteúdos exclusivos do EducaLab