Inep divulga novo gabarito do Enem 2020 e muda resposta em questões sobre racismo

Mudança veio após críticas de candidatos nas redes sociais

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alterou o gabarito de questões na prova de Linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta quinta-feira (28). Nas redes sociais, candidatos criticaram a primeira versão do gabarito, publicada na quarta (27) pelo instituto, e apontaram haver racismo estrutural nas respostas até então dadas como certas.

Na publicação das novas respostas, o Inep não mencionou as acusações.

Na prova de Inglês, uma questão trazia um trecho do romance "Americanah", da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. Na cena retratada na passagem, a cliente recusa a oferta da cabeleireira de alisar seu cabelo e opta pelas madeixas naturais. No primeiro gabarito dado pelo Inep, o posicionamento da cliente era marcado por argumentos que "demonstram uma postura de imaturidade". Agora, na nova versão, a alternativa correta é "revelam uma atitude e resistência".

questão do enem
Legenda: Questão consta na disciplina de Inglês, na prova de Linguagens
Foto: Reprodução

Em outra questão, sobre o processo de contratação em empregos, é apontada a discriminação feita por inteligências artificiais, que exclui candidatos pela origem racial, baseando-se no sobrenome e local de nascimento. Na primeira versão do gabarito, as tecnologias de informação eram vinculadas à linguagem. Na nova, estão ligadas ao preconceito.


Assuntos Relacionados