Desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil é tema da redação do Enem Digital

Os candidatos responderam às questões de múltipla escolha no computador, mas fizeram a redação no papel

Legenda: A segunda parte do exame acontece no dia 7 de fevereiro
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A primeira edição digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada neste domingo (31), teve como tema da redação "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil". 

O anúncio foi feito nas redes sociais pelo titular do Ministério da Educação, Milton Ribeiro. Por ser a versão piloto, os candidatos responderam às questões de múltipla escolha no computador, mas fizeram a redação no papel. 

Veja também

Cerca de 93 mil candidatos devem participar da prova em 104 cidades espalhadas pelo país. A segunda parte do exame acontece no dia 7 de fevereiro.    

Os testes fazem parte da edição 2020 do Enem, que teve a versão impressa aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro. Neste domingo, foram aplicadas questões sobre ciências humanas, linguagens e a redação.

Segundo dia 

No segundo dia de exame, a caneta preta também poderá ser usada. Os participantes receberão uma folha de rascunho para fazer os cálculos das provas de exatas à mão, caso desejem.

Os computadores só terão acesso às provas. Os candidatos não terão acesso, por exemplo, à internet ou à calculadora. Na tela, quando a prova começar, aparecerão todas as questões. Será possível clicar em qual deseja acessar.

O sistema também permite que o candidato escreva na tela com o mouse e que marque as questões para depois poder voltar nelas, por exemplo. 

A versão impressa do Enem 2020 aconteceu nos dias 17 e 24 de janeiro e contou com a abstenção de mais de 50% dos participantes nos dois dias de aplicação das provas.