EUA aprovam remdesivir para tratamento da Covid-19

O uso deste antiviral feito pelo laboratório estadunidense Gilead Sciences foi aprovado depois que um grande teste clínico mostrou que reduz o tempo de recuperação em alguns pacientes com a Covid-19

Escrito por AFP ,
Legenda: O remdesivir é administrado por injeção
Foto: AFP

A agência estadunidense reguladora de medicamentos e alimentos (Food and Drug Administration, FDA) autorizou o uso do antiviral remdesivir para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus, anunciou nesta sexta-feira (1) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O uso deste antiviral feito pelo laboratório estadunidense Gilead Sciences foi aprovado depois que um grande teste clínico mostrou que reduz o tempo de recuperação em alguns pacientes com a Covid-19. Foi a primeira vez que um medicamento mostrou eficácia contra a doença.

"Estou feliz em anunciar que a Gilead (fabricante) obteve da FDA uma autorização urgente para o uso do remdesivir", informou Trump na Casa Branca, ao lado do presidente da empresa, Daniel O'Day.

A empresa anunciou, anteriormente, que doaria cerca de 1,5 milhão de doses. Isso equivale a aproximadamente 140.000 tratamentos, com base em uma duração de 10 dias. 

O remdesivir, que é administrado por injeção, já estava disponível para alguns pacientes que se inscreveram ou participaram dos testes. A aprovação permite que seja distribuído muito mais amplamente e que seja usado por adultos e crianças hospitalizadas que estão gravemente doentes. 

A FDA, que deu luz verde a esse uso emergencial, define como estado de gravidade aquele com os baixos níveis de oxigênio no sangue, o que torna necessário receber oxigenoterapia ou estar conectado a um respirador. 

O Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID) divulgou, na quarta-feira (29), resultados encorajadores de um teste clínico envolvendo mais de 1.000 pessoas. 

Esta pesquisa revelou que pacientes hospitalizados com Covid-19 que apresentaram dificuldade respiratória melhoraram mais rapidamente do que aqueles que receberam um placebo. Especificamente, os pacientes que tomaram o medicamento tiveram um tempo de recuperação 31% mais rápido. 

"Embora os resultados tenham sido claramente positivos do ponto de vista estatístico, eles foram modestos", disse Anthony Fauci, cientista que lidera o NIAID e um dos principais conselheiros de Trump nesta pandemia. 

Apesar de não ser considerado uma cura milagrosa, o estudo com remdesivir pode abrir caminho para melhores tratamentos, de acordo com Fauci. 

O remdesivir é incorporado ao genoma do vírus, causando um "curto-circuito" no processo de replicação. Foi desenvolvido para tratar o Ebola, uma febre hemorrágica viral, mas não aumentou as taxas de sobrevivência como outros medicamentos.

Assuntos Relacionados