Sem torcida, time da Bielorrússia inova e coloca manequins na arquibancada

País é o único da Europa que segue sem medidas de isolamento social. Torcedores deixaram de ir aos estádios

Legenda: Pessoas de países como o Canadá, que estão com os torneios suspenso, pagaram para ocupar um manequim da arquibancada
Foto: Foto: divulgação

A Bielorrússia, um dos únicos países do mundo em que há futebol apesar da pandemia do novo coronavírus, protagonizou algo inusitado. Diante do boicote dos torcedores, que não têm ido ao estádio, o Dínamo Brest, atual campeão nacional, resolveu inovar e colocou manequins nas arquibancadas.

Os bonecos são vestidos com camisas do clube e adornados com os rostos de torcedores reais, que compraram uma espécie de ingresso virtual para ter sua imagem estampada nos manequins.

A Bielorrússia é o único país da Europa que permite a prática de esportes profissionais com público em meio à pandemia de covid-19. Mas, diante do risco de contaminação, a maioria dos torcedores escolheu ficar em casa, de modo que 10 dos 16 clubes da primeira divisão viram a presença nos estádios diminuir, incluindo o Bate Borisov, que disputa com certa frequência a Liga dos Campeões.

Enquanto os verdadeiros fãs se afastam, os manequins chegaram para acompanhar a semifinal da Copa da Bielorrússia na última quarta-feira (8) contra o Shakhtyor Soligorsk. O jogo terminou 2 a 0 para o Dínamo Brest. O clube bielorrusso já teve como presidente o ídolo argentino Diego Maradona.

Novo negócio

Com poucos jogos para assistir em outros lugares, alguns fãs estrangeiros começaram a assistir a jogos na Bielorrússia. O Secretário-geral do Dínamo Brest, Vladimir Machulsky, quer que eles se sintam em casa.

"É a nossa ideia criativa. Dessa maneira, um espectador virtual que está vendo o jogo transmitido pela televisão pode se ver nas arquibancadas", disse Machulsk à Associated Press. Nós entendemos os fãs que se recusaram a ir aos jogos. Decidimos ter uma abordagem criativa da situação". explica.

O clube disse que 12 ingressos "virtuais" foram vendidos para o último duelo. Os compradores eram de seis países, incluindo Estados Unidos e Canadá. Os valores são bem superiores aos bilhetes normais.

A continuidade dos esportes é apoiada pelo presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, e chamou a atenção para o futebol do país por redes de televisão estrangeiras e sites de apostas. Lukashenko entende que não há necessidade de fechar locais de trabalho e eventos públicos.