Agricultura familiar terá fundo de desenvolvimento

Legenda:
Foto:
O governo cearense está finalizando a criação do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar. A informação é do titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Camilo Santana. Segundo ele, 90% dos produtores rurais no Estado administram pequenas propriedades, cultivando milho e feijão para o consumo familiar. ´São agricultores que ficam esperando pela realização de um bom inverno, sem tecnologia´, frisou.

A agricultura familiar responde por 33% da população economicamente ativa (PEA) do Estado. No entanto, a participação do setor primário — incluindo aí grandes e pequenos produtores — no Produto Interno Bruto (PIB) cearense é de apenas 7%. ´É preciso equilibrar essa relação´, disse o secretário, destacando que o atual governo está adotando programas de inserção comercial deste público.

Entre as ações, o secretário destacou o incentivo ao plantio de oleaginosas com vistas à produção de biodiesel; o fortalecimento da mandiocultura, e projetos de sanidade vegetal. Santana disse, ainda, que o Estado vai lançar uma certificação para produtos da agricultura familiar. (SC)