Em busca de um artilheiro

Legenda:
Foto:
Depois de Pintinho, em 1996, time alvinegro não teve mais um goleador do Estadual. Neste ano, a história pode mudar

Sérgio Alves, um dos grandes ídolos da torcida alvinegra, se aposentou, o atacante Mota, outro xodó dos torcedores não está mais no elenco, no entanto, para fazer os gols do time no Campeonato Cearense candidato bom é o que não vai faltar.

Leozinho (novo reforço, leia ao lado), Misael, Wellington Amorim, Rômulo, Preto e Vavá estarão lutando para balançar as redes adversárias. Além disso, os homens de frente do Vozão também terão de acabar com um incômodo tabu. Já são 14 anos sem o Ceará ter um artilheiro do Estadual. Desde 1996, quando Pintinho marcou 22 gols, e os alvinegros conquistaram o Certame, o clube não possui um goleador máximo.

E olhe que não foi por falta de artilheiros. Clodoaldo, Vinícius, Iarley, Mota, Sérgio Alves e muitos outros bons atacantes passaram por Porangabuçu nesses últimos anos, mas não conseguiram gravar sua marca na história do Campeonato Cearense.

Coincidência

O curioso é que o Ceará teve um jogador como artilheiro do Campeonato, em 20 oportunidades. E, em 18 ocasiões, conquistou o título. Foi assim em 1922 (Walter Barroso), 1926 (Pau Amarelo), 1931 e 1932 (Fernum), 1941 e 1942 (França), 1948 (Alfredino), 1951 (Antonino), 1961 e1963 (Gildo), 1971 (Victor), 1972 (Da Costa), 1976 (Marciano), 1981 (Marciano), 1984 (Anselmo), 1986 (Rubens Feijão), 1990 (Hélio) e 1996 (Pintinho).

Em 1982, Ademir Patrício foi o goleador do Certame, mas o Fortaleza levou o título, assim como em 1943, com Pirão, mas o Maguari foi o Campeão.

Mesmo com sete atacantes no elenco, a diretoria alvinegra ainda não descartou a chance de trazer um matador. Marcelo Nicácio, artilheiro do Campeonato Cearense, em 2009, tem o estilo que os dirigentes do Vovô estão procurando.

REFORÇO
Leozinho chega e assiste ao amistoso

Conforme o Diário do Nordeste antecipou, o atacante Leozinho foi confirmado como reforço do Ceará para as disputas do Campeonato Cearense 2010.

Ontem, o atleta, recém-chegado de Curitiba/PR, onde esteve resolvendo as pendências para conseguir sua liberação, marcou presença no Estádio Carlos de Alencar Pinto, para assistir ao jogo-treino do Ceará contra a equipe do Tiradentes.

Nos bastidores, no intervalo da partida, Leozinho declarou que já se sente à disposição do técnico René Simões para se juntar aos companheiros nos treinamentos em Porangabuçu.

"Daqui a cinco dias já terei condição de jogo", calculou o atacante, que defendeu o Icasa no Campeonato Estadual do ano passado e marcou ao todo oito gols na competição.

O jogador é o sexto reforço do Ceará para a temporada. Com isso, o elenco alvinegro já conta com 27 jogadores para encerrar a pré-temporada.

JOGO-TREINO
Ceará faz boa apresentação e vence o Tiradentes

Com o estádio Vovozão recebendo um público, cerca de dois mil torcedores, o Ceará bateu o Tiradentes, em partida amistosa, ontem, por 3 a 0.

Os gols da partida foram marcados por Preto, aos 34min do primeiro tempo; Rone Dias, de pênalti, fez o segundo, aos 15min, e Vavá completou o placar, aos 34 da etapa final.

O detalhe é que o goleiro André Sangalli, que entrou no lugar de Eduardo, que se contundiu ainda no aquecimento, e defendeu um pênalti.

Saiba Mais

Segurança

A polícia militar enviou 90 policiais para garantir a segurança no estádio. Além do efetivo, 20 seguranças particulares estiveram presentes

Barrados

A imprensa e até mesmo as "vovozetes" tiveram de assistir à partida das cadeiras, pois o acesso ao campo, ontem, estava restrito a jogadores e comissão técnica

Sem número

Equipe do Ceará optou por usar a camisa que vem utilizando nos treinamentos; de cor branca e sem numeração, com a inscrição "Sou Mais Ceará". Jogadores do Tiradentes e trio de arbitragem, ao contrário, usaram equipamento de jogo

PERY NEGREIROS/MÁRIO KEMPES
REPÓRTER/ EDITOR