Uma rede de distribuição de gás natural da Companhia de Gás do Ceará foi atingida, na manhã desta segunda-feira (22), em meio a perfurações para sondagens da obra da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, localizada nas proximidades da Avenida Santos Dumont. Apesar do ocorrido, ninguém ficou ferido.
Segundo a Cegás, a canalização afetada estava próxima a três condomínios residenciais entre as ruas José Vilar e Nunes Valente, onde um vazamento de gás foi detectado.
A empresa apontou, em nota sobre o caso, que a intervenção teria ocorrido sem comunicação prévia, apesar dos "procedimentos de orientação relacionados à execução de obras em vias públicas".
Conforme a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), após a ocorrência foram adotados os protocolos de segurança previstos para esse tipo de situação. A brigada de emergência do Consórcio FTS, responsável pelas obras, realizou a evacuação preventiva dos trabalhadores e o isolamento da área.
Equipes de emergência da Cegás foram mobilizadas por volta das 10h10, logo após o registro da ocorrência. No local, foram realizados os bloqueios necessários, assim como a identificação de possíveis vazamentos de gás.
"A rede foi manobrada operacionalmente, garantindo a continuidade do fornecimento de gás natural", apontou a companhia em nota. Nenhum cliente teve o abastecimento interrompido e nenhum ferido foi registrado.
Segundo as equipes do Corpo de Bombeiros, que estiveram no local após a chegada de responsáveis da Cegás, o vazamento de gás foi sanado pela própria empresa.
Ruas chegaram a ser temporariamente bloqueadas
A Avenida Santos Dumont foi temporariamente interditada e alguns estabelecimentos comerciais próximos tiveram as atividades suspensas durante a atuação das equipes de segurança e manutenção.
Parte do trânsito nas vias próximas havia sido paralisado, mas foi retomado por volta das 12h após constatação de que qualquer risco estava eliminado.
O gerente de Segurança do Trabalho da Cegás, Roberto Wagner Machado, esteve no local e confirmou a resolução do problema. Ele destacou que a perfuração foi "um erro de planejamento da empresa terceirizada".
De acordo com Machado, a equipe da Cegás levou cerca de 36 minutos para chegar à obra após a denúncia do acidente e bloquear as vias em operação conjunta com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), tempo que estaria em conformidade com o período estipulado para esses casos, que é de até 60 minutos.
Moradores avistaram fumaça
Uma das moradoras de um dos condomínios da região, a psicóloga Luci Castelo, relatou que uma forte fumaça foi avistada nas proximidades da Avenida Santos Dumont por volta das 9h10, nesta segunda-feira (22), com um cheiro de gás muito forte.
"Uma das moradoras estava saindo do condomínio e comunicou que tinha um cano de gás que tinha sido perfurado, que a gente tivesse cuidado. Daí começou a movimentação no grupo, e a nossa síndica foi tomar as providências. Ela entrou em contato com a obra do metrô, entrou em contato com a Cegás e aí a gente recebeu as informações para ficarmos dentro dos nossos apartamentos", explicou ao Diário do Nordeste.
Segundo ela, esse teria sido o primeiro problema com gás durante as obras, mas moradores sempre relataram questões negativas com o forte barulho causado pelas intervenções na região.
A Seinfra destacou que não houve registro de feridos e que a situação permanece sob controle, sem risco à população. Os trabalhos de reparo da rede seguem em andamento, enquanto a pasta afirma acompanhar as providências para a normalização da área e a retomada segura das atividades.