Twitter anuncia serviço de assinatura para conteúdo exclusivo e deve atrair influenciadores

Ainda sem data de lançamento, a utilidade pretende duplicar receita da empresa nos próximos anos

Legenda: Twitter anuncia serviço de assinatura para criadores de conteúdo
Foto: Divulgação/Twitter

A rede social Twitter anunciou, nesta quinta-feira (25), que deve lançar um serviço de assinatura para conteúdos exclusivos. As informações são do jornal Folha de S. Paulo. 

Com a utilidade, chamada de 'Super Follow', os usuários poderão cobrar um valor mensal de seguidores que desejam ter acesso ao seu conteúdo exclusivo. Também haverá o serviço de 'gorjetas', no qual usuários poderão doar valores em dinheiro de sua preferência, semelhante ao que já existe no YouTube. 

O usuário 'inscrito' deverá ter acesso a uma área especial do perfil, com tweets, newsletters e outros conteúdos disponíveis. 

A empresa pretende lançar as utilidades ainda em 2021, mas não especificou a data e quais os detalhes do serviço. O Twitter procura duplicar a receita anual como empresa e aumentar o número de usuários nos próximos anos. 

Atualmente, a base da rede social, segundo dados oficiais, tem 192 milhões de usuários diários. Ainda atrás de Facebook, com 1,85 bilhão, e do Snap, que tem 265 milhões. 

A novidade deve atrair os influenciadores digitais com um grande número de seguidores, que ganharão uma nova forma de financiamento. 

Receita da empresa

O Twitter não revelou qual a sua porcentagem de ganho sobre as vendas. O projeto foi anunciado em uma reunião com analistas. As ações da empresa subiram 5% no pregão de quinta-feira (25), após o evento. 

O principal objetivo é alcançar pelo menos US$ 7,5 bilhões em receitas até 2023. Em 2020, o ganho foi de US$ 3,7 bi, sendo 86% oriundo de publicidade

O 'Super Follow' deve garantir ao Twitter uma menor dependência de contratos publicitários.  Além disso, a empresa também pretende diversificar os anunciantes. Com o aperfeiçoamento da plataforma de publicidade, por exemplo, o objetivo será atrair maior número de pequenas e médias empresas.

As mudanças também devem atingir a equipe do Twitter. Até o final de 2020, o quadro mantinha tinha 5.500 empregados. Já em 2021, a intenção será expandi-lo em mais de 20%