Meteorito descoberto na Paraíba era usado como enfeite de mesa

Legenda: Meteorito teria sido lançado na Terra há milhares de anos
Foto: André Moutinho/Arquivo Pessoal

O estado da Paraíba teve seu primeiro meteorito encontrado, na cidade de Nova Olinda, na região do Sertão paraibano. O presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, afirmou que o objeto foi achado em novembro de 2014, mas a informação só foi divulgada agora por conta da demora em confirmar que se tratava de um meteorito. As informações são do portal G1.

Descoberta

Os irmãos Edsom e João Jarba Oliveira da Silva são os responsáveis por encontrar o objeto cerca de oito anos atrás, em uma fazenda da zona rural de Nova Olinda.

Na época, os irmãos procuravam por ouro com um detector de metais, quando o equipamento disparou e eles cavaram o local com uma picareta. Rapidamente, desenterraram a rocha, que tem 26,93 kg.

Meteorito Paraíba
Legenda: Meteorito serviu de enfeite para a mesa de jantar durante cinco anos
Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

O meteorito chamou a atenção de Edsom e João, que o levaram para casa, onde serviu de enfeite para a mesa de jantar durante cinco anos.

Por conta da repercussão da queda de outra rocha espacial em Santa Filomena, Pernambuco, em agosto de 2020, os irmãos perceberam que sua rocha também poderia ser um meteorito. Para averiguar, entraram em contato com André Moutinho, pesquisador e colecionador de meteoritos.

O pesquisador, então, orientou o homem a realizar os primeiros testes, quando uma amostra foi retirada e enviada para São Paulo, onde André confirmou que se tratava de um meteorito. Depois da confirmação, foram realizadas análises física, química e petrográfica para classificação do meteorito.

Peça está guardada em cofre

A peça, que está guardada num cofre do Rio de Janeiro, já recebeu uma série de propostas para venda. Edsom, porém, revela o desejo de vendê-la para o Governo da Paraíba, para manter a rocha espacial no estado-natal dos dois homens que a encontraram.

Segundo a Associação Paraibana de Astronomia, seria necessário um investimento de aproximadamente R$ 50 mil para manter a peça no Estado. A entidade tenta há quatro meses marcar uma audiência com o Governo do Estado para tratar da questão, mas não obteve resposta.