Operação Voltando em Paz: mais 67 brasileiros chegam de Israel em repatriação

Esse é o sétimo voo da Operação Voltando em Paz

Escrito por Agência Brasil e Redação ,
repatriação, Israel, Palestina, voltando em
Legenda: Até o momento, 1.204 brasileiros já foram transportados de Israel e da Palestina, além de 44 animais domésticos.
Foto: Divulgação/Governo Federal

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou, na tarde deste sábado (21), no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, trazendo 67 passageiros e 9 pets de Israel.

Outros dois passageiros que vieram a bordo do KC-390 desembarcaram no Recife, onde a aeronave pousou mais cedo. Esse é o sétimo voo da Operação Voltando em Paz de repatriação de brasileiros.

Veja também

O voo trouxe, ainda, três bolivianas, uma mãe e suas duas filhas. É a primeira vez que a operação do Governo Federal Brasileiro traz cidadãos de outro país sul-americano.

Até o momento, 1.204 brasileiros já foram transportados de Israel e da Palestina, além de 44 animais domésticos desde o início do conflito no Oriente Médio, no dia 7 de outubro. 

Naquela data, o Governo Federal criou um gabinete de crise e mobilizou as Embaixadas de Tel Aviv (Israel), de Cairo (Egito) e o Escritório de Representação em Ramala (na Palestina).

Qual o significado de repatriado?

Repatriados são todas as pessoas que retornaram à pátria por vontade própria ou até mesmo por obrigação, quando não podem custear as próprias despesas para isso.

Para tal, o governo solicita o preenchimento de uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), um documento de viagem concedido pelas Repartições Consulares brasileiras a nacionais brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil.

Para solicitar ajuda em território brasileiro, é preciso entrar em contato com o Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB) ou outra unidade consular do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

Já no exterior, deve-se procurar o Consulado ou a Embaixada do Brasil mais próxima, onde serão feitos os trâmites para o retorno. 

Assuntos Relacionados