O que é ano bissexto? Entenda quando acontece a mudança no calendário
O fenômeno astronômico só acontece a cada quatro anos
O ano de 2024 é bissexto. Isso significa que o calendário terá, ao todo, 366 dias. Essa data adicional acontece em fevereiro, mês que tem 29 dias e se encerra nesta quinta-feira. O fenômeno astronômico só acontece a cada quatro anos e foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César para ajustar o ano civil ao ano trópico, que é o tempo que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.
A volta da Terra ao redor do Sol não é feita em exatos 365 dias, mas sim em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos. Essa fração de dias, arredondada para seis horas, é compensada no ano bissexto, já que seis horas, em quatro anos, são 24 horas, ou seja, mais um dia.
Veja também
Os antigos romanos também decidiram que esse dia extra seria 29 de fevereiro, o menor mês do ano. Sem o ano bissexto, as estações do ano não teriam datas definidas, como acontece hoje.
Esse modelo foi instituído pelo Papa Gregório 13 em 1582, com a criação do calendário vigente na maioria dos países, intitulado de gregoriano em referência ao clérigo. Foi ele quem deu a ideia de eliminar dez dias para reparar a diferença existente.
A elaboração do calendário pelo pontífice da Igreja Católica foi baseada no movimento de translação, o percurso que a Terra faz ao redor do Astro Rei. Ele é, portanto, solar.