Maior peixe do mundo, tubarão-baleia de 12 toneladas é encontrado morto no ES; veja vídeo
Aparição do animal é considerada rara
Um tubarão-baleia, de cerca de 12 toneladas, foi encontrado morto, na segunda-feira (27), por moradores na Baía de Vitória, Espírito Santo. O animal foi identificado como sendo da espécie Rhincodon typus, considerada o maior peixe do mundo, e é raramente avistado na região, conforme integrantes do Projeto Baleia Jubarte e do Instituto Orca.
ASSISTA AO VÍDEO:
O cação era uma fêmea adulta e media 11,6 metros de comprimento, segundo as organizações. A carcaça dele estava em avançado estado de composição e foi rebocada, nessa terça-feira (28), até um estaleiro na Prainha, em Vila Velha. As informações são do portal g1.
Os restos mortais do animal foram submetidos a uma necrópsia, que deve auxiliar os pesquisadores a entenderem os hábitos e os impactos que a espécia pode sofrer, além de contribuir para o conhecimento científico e preservação do bicho.
Veja também
O resultado preliminar da análise do corpo do tubarão-fêmea indicou que ela aparentava estar saudável e nutrida, se alimentando normalmente. Ainda segundo o exame, nenhum material estranho, como plástico, foi encontrado no interior dela, ou então marcas resultantes de atropelamento por embarcação.
Amostras de tecidos do tubarão-baleia foram colhidas e devem ser examinadas posteriormente para identificar possíveis doenças ou contaminação, informou o projeto.
Ao fim do exame de necrópsia, a carcaça do peixe será enterrada em um local apropriado providenciado pela Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha.
Viu alguma situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta? Fale com a gente pelo WhatsApp do Diário do Nordeste.