'Ex-mendigo' Givaldo já ficou preso por oito anos por sequestro; entenda

O homem saiu da prisão em abril de 2013, após conseguir uma revisão criminal

Escrito por Redação ,
ex mendigo givaldo alves
Legenda: Gilvado cometeu os crimes em 2001 e 2004
Foto: Reprodução

Givaldo Alves, o ex-mendigo que ganhou fama após ser espancado por um personal trainer em Brasília depois de ter sido flagrado fazendo sexo com a esposa dele, já ficou preso por oito anos, por furto qualificado e extorsão mediante sequestro. Os crimes ocorreram em São Paulo, e ele foi condenado em 2005, saindo da prisão em abril de 2013. 

O caso foi revelado pelo jornal O Estado de Minas. Os processos tramitaram no Fórum Central de Barra Funda, em São Paulo, sendo um 5ª Vara Criminal e outro na 9ª Vara Criminal.

O crime de furto teria sido em 2001, segundo a publicação. Já a extorsão e sequestro ocorreram em 2004, enquanto ele já respondia pelo furto. 

Veja também

Um especialista criminal que teve acesso aos autos da condenação de Givaldo informou ao jornal que ele teria invadido a casa de uma pessoa junto a duas pessoas armadas. Usando de violência, eles mantiveram a mulher sequestrada, exigindo resgate. 

"Inicialmente, ele foi condenado a 17 anos de prisão por agir com outros três comparsas, o que seria a forma qualificada do crime, por isso a pena tão elevada", comenta. 

Em 2013, ele conseguiu uma revisão criminal, e a pena foi reduzida para oito anos. Segundo o Estado de Minas, a identificação de Givaldo nos processos é difícil, pois no alvará de soltura feito pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) à época são listados três Registros Gerais (RGs) dele. 

Arrependimento

Em vídeo publicado no YouTube, onde tem mais de 10 mil seguidores, o ex-mendigo disse que se arrepende dos crimes.

"A coisa que mais me arrependo, mais me arrependo mesmo, é quando eu ouvi pessoas, no qual eu deixei de ouvir o conselho dos meus pais e ouvi pessoas que se diziam meus amigos, meu 'brother', e aí acabei errando, e, por isso, paguei muitos anos", comenta. 

Segundo Givaldo, o período pós-prisão ainda tem sido difícil, mas que já aprendeu a lição. "Tanto que eu não me envolvi com coisas erradas, e isso já fazem quase dez anos atrás. Para mim, é uma coisa, assim, que cada ano é uma vitória, uma vitória", avalia, 

Assuntos Relacionados