Casamento de prefeito de Araucária com miss adolescente: veja o que se sabe até agora do caso
Prefeito se desfiliou do partido Cidadania depois do caso ganhar destaque nacional
O casamento do prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein Dehaini, 65 anos, com uma miss adolescente repercutiu nacionalmente em meio às polêmicas envolvendo a idade da jovem. Com apenas 16 anos, foi preciso ter autorização de ambos os pais para realizar a cerimônia.
A oficialização dos documentos necessários para a união consta no Jornal Oficial dos Cartórios de Registro Civil do Brasil.
Veja também
Além disso, em datas próximas ao casamento, duas familiares da jovem assumiram cargos na prefeitura.
De acordo com a divulgação da candidatura de Hissam no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2020 ele possuía um patrimônio de mais de R$ 14 milhões. O homem completará 66 anos em 20 de agosto.
Veja o que se sabe até agora
Casamento com adolescente
A adolescente frequenta o Ensino Médio em uma escola cívico-militar do município e, em 2022, ficou em segundo lugar no Miss Araucária teen.
O Código Civil permite que maiores de 16 anos se casem, desde que haja autorização de ambos os pais. Os proclamas da união entre o prefeito e a adolescente foram publicados no Jornal Oficial dos Cartórios de Registro Civil.
No Twitter, usuários subiram a hashtag "pedófilo" para falar do caso, sendo um dos assuntos mais comentados na rede social na última terça-feira (25).
Desfiliação de partido
Na terça-feira (25), o prefeito de Araucária (PR) anunciou a saída do partido do Cidadania, ao qual era filiado. Hissam agradeceu os ex-correligionários. “Agradeço a convivência que sempre tive na legenda desde 2009, sendo meu único partido de filiação”, disse, em nota.
MP investiga nomeação de sogra
O Ministério Público do Paraná abriu investigação sobre o caso da nomeação de Marilene Rode por Hissam Hussein. Marilene é mãe da adolescente de 16 anos com quem o prefeito se casou no último dia 12.
A mulher foi nomeada secretária de Cultura e Turismo da Cidade. O procedimento do MP ocorre em sigilo.
Sogra é exonerada da Secretaria da Cultura
Após repercussão do caso, Hissam Hussein exonerou a sobre Marilene Rode do cargo de secretária municipal de Cultura e Turismo. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (26), segundo o Estadão.
O prefeito ainda exonerou a irmã da sogra, Elizângela Rode, que atuava como secretária de Planejamento. Depois do afastamento, Marilene deve voltar a trabalhar em Curitiba e Colombo.
Já Elizângela seguirá na Secretaria por ser concursada, mas desempenhará outra função interna.
Relação do prefeito com o tráfico
Em março de 2000, o político, que na época era empresário, foi preso preventivamente após ser acusado pelo crime de formação de quadrilha e por ter supostamente pago propina a policiais em troca de proteção em Araucária.
No dia 1º daquele mês, ele defendeu ser inocente das suspeitas durante um depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico, da Câmara Federal.
Na ocasião, ele foi ouvido pelos parlamentares, que apuravam o suposto envolvimento dele com o tráfico no município e na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com um laboratório de refino de droga, além de proteção a traficantes.
Em 2010, o homem foi inocentado das acusações pela Justiça. "O próprio Ministério Público, que havia acusado Hissam de associação para traficância, considerou, no decorrer do processo, que não haviam evidências que comprovassem o crime", diz a decisão judicial, conforme o portal Uol.