Surto de síndrome de Guillain Barré: após 4 mortes, Peru declara emergência de saúde

Já são mais de 180 casos registrados entre janeiro e julho no país

Escrito por Redação ,
Comunicado foi feito pelo Ministério da Saúde do Peru
Legenda: Comunicado foi feito pelo Ministério da Saúde do Peru
Foto: Divulgação/Governo do Peru

O governo do Peru decretou, neste domingo (9), estado de emergência nacional de saúde por 90 dias em meio a um surto de síndrome de Guillain Barré. Até agora, o país registrou quatro mortes e mais de 180 casos da doença que afeta o sistema nervoso.

“Declarada emergência nacional de saúde por um período de 90 dias, devido ao aumento inusitado de casos da síndrome de Guillain Barré”, informou o Ministério da Saúde. 

Veja também

"Houve um aumento significativo nas últimas semanas, o que nos obriga a tomar medidas de Estado para proteger a saúde e a vida da população", disse o ministro da Saúde, César Vásquez, à imprensa. 

Ao todo, 25 regiões do país são afetadas. Com o estado de emergência, o governo poderá comprar imunoglobulina para o tratamento de pacientes com a doença nos próximos dois anos.

O que é a síndrome de Guillain Barré?

A síndrome se manifesta com fraqueza muscular progressiva, que surge em um período de duas a quatro semanas e pode afetar o sistema respiratório. Seus sintomas mais frequentes são o formigamento e a falta de força nas extremidades.

Assuntos Relacionados