Novo vírus Langya infecta 35 pessoas na China, alertam cientistas; saiba quais são os sintomas

Anormalidades como baixo nível de plaquetas, baixo número de leucócitos, redução da função hepática e renal são alguns dos sintomas

Escrito por Redação ,
cientistas
Legenda: Cientistas da China e de Singapura acharam o vírus por meio de exames em pacientes chineses
Foto: Shutterstock

Pelo menos 35 pessoas foram infectadas por um novo vírus na China chamado Langya henipavirusLayV.​ Os pacientes relataram contato recente com animais. Cientistas da China e de Sin Henan gapura reportaram as infecções na The New England Journal of Medicine. 

As infecções foram encontradas na província chinesa de Shandong e em Henan, no leste e na região central, respectivamente. O langya seria "parente" dos vírus Hendra e Nipah. 

Veja também

Sintomas do novo vírus 

Os pacientes apresentaram sintomas como febre, fadiga, tosse, cansaço, perda de apetite, dor muscular e ainda anormalidades como baixo nível de plaquetas, baixo número de leucócitos e redução da função hepática e renal. 

O vírus, conforme a publicação, causa doenças severas em animais e humanos e possui uma taxa de mortalidade de 40% a 75%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ainda não há vacina ou tratamento para o Henipavirus, conforme o Global Times. Também não se sabe se humanos transmitem. 

"O coronavírus não será a última doença infecciosa a causar uma pandemia, ao passo que novas doenças terão um maior impacto no nosso cotidiano", disse Wang Xinyu, médico do Departamento de Doenças Infecciosas do Hospital Huashan, afiliado à Universidade de Fudan.

Henipavirus

Os henipavirus estão naturalmente abrigados em morcegos frutíferos, mas os cientistas acreditam que o Langya seja transmitido pelo contato com musaranhos, um pequeno mamífero que se alimenta de insetos. Cerca de 25 animais estão sendo estudados para verificar se são portadores do vírus.

O Nipah foi descoberto em 1999 na Malásia e em Singapura, e foi responsável por 100 mortes em 300 casos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) o incluiu na lista de vírus com potencial pandêmico.

Assuntos Relacionados