Morre segunda paciente que recebeu transplante de rim de porco

Lisa Pisano, de 54 anos, foi submetida ao procedimento no último dia 12 de abril, em Nova York

Escrito por Diário do Nordeste/Estadão Conteúdo ,
Transplante de porco
Legenda: O transplante foi realizado no dia 12 de abril deste ano
Foto: Shutterstock

A segunda paciente a receber um transplante de rim de porco geneticamente modificado no mundo, Lisa Pisano, morreu no último domingo (7). A paciente, de 54 anos, realizou o transplante no dia 12 de abril deste ano, mas depois começou a apresentar insuficiência renal e cardíaca

Conforme os cirurgiões do centro médico NYU Langone Health, que anunciaram o falecimento, ela fez o transplante oito dias depois de fazer a implantação de uma bomba cardíaca mecânica. Os médicos responsáveis pelo procedimento, estavam acompanhando Lisa. 

Porém, mesmo com a bomba, ela precisava de medicamentos para regular a pressão arterial e o uso resultou na falha do rim transplantado e na remoção dele, no dia 29 de maio.

Veja também

Contribuições para Medicina

O médico Robert Montgomery, diretor do NYU Langone Transplant Institute, na cidade de Nova York, lamentou a morte de Lisa, mas elogiou as contribuições dela para a medicina

"A sua bravura deu esperança a milhares de pessoas que vivem com insuficiência renal ou cardíaca em fase terminal e que poderão em breve se beneficiar do fornecimento alternativo de órgãos".
Robert Montgomery
Diretor do NYU Langone Transplant Institute

Lisa também foi a primeira pessoa com uma bomba cardíaca mecânica a receber um transplante de órgão de qualquer tipo.

O primeiro paciente a receber um rim de porco geneticamente modificado foi Richard Slayman. O homem de 62 anos realizou a cirurgia em 16 de março deste ano, no Mass General Brigham, em Boston. Conhecido como "Rick", ele morreu quase dois meses após passar pelo procedimento, no dia 11 de maio. 

Assuntos Relacionados