Joe Biden garante que vencerá eleições nos EUA

Candidato democrata fez rápido discurso, enquanto a contagem dos votos segue

Escrito por AFP ,
Legenda: Joe Biden expressou otimismo sobre resultado da eleição
Foto: AFP

O candidato democrata à Presidência americana, Joe Biden, disse nesta quinta-feira (5) em um rápido discurso em Wilmington, Delaware, que "sem dúvida" vencerá as eleições nos EUA.

"Continuamos nos sentindo muito bem sobre como as coisas estão. Não temos dúvidas de que, quando a contagem terminar, a senadora (Kamala) Harris e eu seremos declarados vencedores", declarou Biden a repórteres em sua cidade natal, Wilmington, em Delaware.

Biden, de 77 anos, está à frente de Trump na corrida  pelos 270 votos eleitorais que colocarão um deles no topo, com os organizadores da campanha democrata afirmando acreditar que ele tem votos suficientes para vencer em estados-chave que permanecem indecisos, como a Pensilvânia.

Autoridades eleitorais em estados-chave há muito dizem que levará mais tempo para contabilizar os votos por causa do aumento do número de cédulas enviadas pelo correio. O processo pode demorar ainda mais caso haja processos judiciais e pedidos de recontagem.

Veja como está a contagem nos cinco estados que ainda não têm um vencedor definido e o que esperar para os próximos dias.

PENSILVÂNIA (20 VOTOS NO COLÉGIO ELEITORAL)
Quando os resultados devem ser divulgados?

A secretária de Estado da Pensilvânia, Kathy Boockvar, afirmou à CNN que "definitivamente podemos" saber o resultado da votação ainda nesta quinta-feira (5). ​Ela disse que restam cerca de 550 mil votos a serem processados.

GEÓRGIA (16 VOTOS NO COLÉGIO ELEITORAL)
Quando os resultados devem ser divulgados?

Cerca de 50.400 cédulas ainda deveriam ser contadas na até a tarde de quinta-feira —98% das urnas já foram apuradas. Autoridades eleitorais disseram que a contagem dos votos pode se estender noite adentro.

CAROLINA DO NORTE (15 VOTOS NO COLÉGIO ELEITORAL)
Quando os resultados devem ser divulgados?

A lei estadual determina que cédulas enviadas pelo correio até o dia 3 de novembro e recebidas pelas autoridades eleitorais até o dia 12 de novembro devem ser incluídas na contagem. O resultado oficial só deve ser divulgado depois dessa data.

NEVADA (QUATRO VOTOS NO COLÉGIO ELEITORAL)
Quando os resultados devem ser divulgados?

A lei estadual determina que cédulas enviadas pelo correio até o dia 3 de novembro e recebidas pelas autoridades eleitorais até o dia 13 de novembro devem ser incluídas na contagem. O resultado oficial só deve ser divulgado depois dessa data.