Funeral do papa emérito Bento XVI acontece nesta quinta (5); veja vídeo

Bento XVI morreu, aos 95 anos, no último dia de 2022

Escrito por Diário do Nordeste/AFP ,
papa francisco ao lado de cardeais faz leitura durante celebração fúnebre. em destaque, caixão de madeira do papa emérito bento xvi
Legenda: Papa Francisco preside a celebração fúnebre, no Vaticano
Foto: Vincenzo Pinto/AFP

O funeral do papa emérito Bento XVI aconteceu nesta quinta-feira (5), na praça de São Pedro, no Vaticano. O papa Francisco presidiu a celebração fúnebre. Ele chegou à praça em cadeira de rodas. Bento XVI morreu, aos 95 anos, no último dia de 2022.

O funeral foi acompanhado por milhares de fiéis. A cerimônia foi inédita na história moderna da Igreja Católica. 

O caixão simples de madeira com os restos mortais de Joseph Ratzinger, que carregava uma cópia dos Evangelhos, foi colocado no altar instalado no átrio da Basílica. Ao fim da celebração pública, o corpo foi transportado para dentro da Basílica, para cerimônia privada e o enterro.

caixão é carregado por homens, do lado esquerdo da imagem, enquanto papa é transportado em cadeira de rodas
Legenda: Papa Francisco presidiu a celebração. Ele estava em cadeira de rodas
Foto: Alberto Pizzoli/AFP

Morte de Bento XVI

O papa emérito Bento XVI morreu, no último sábado (31), aos 95 anos. A piora súbita no estado de saúde do religioso já havia sido revelada pelo papa Francisco. 

"Lembremo-nos dele. Ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e sustente neste testemunho de amor pela Igreja até o fim", pontuou Francisco, em italiano, durante a audiência geral semanal, realizada na última quarta-feira (28). O pedido foi de orações dos fiéis à saúde de Bento.

Veja também

O alemão foi o primeiro pontífice a pedir renúncia do cargo em 600 anos, provocante uma situação inédita na história da instituição: ele é o primeiro Padre Santo a ser enterrado por outro papa em exercício. Francisco participa do tributo, que encerra a saga dos "dois papas", que conviveram por quase uma década no menor Estado do mundo.

Desde a renúncia ao maior cargo da Igreja Católica, em 2013, Bento XVI seguia vivendo em um antigo convento nos jardins do Vaticano. No local, convivia com a companhia do secretário pessoal, o arcebispo Georg Ganswein, e alguns outros auxiliares e equipe médica.

WhatsApp do Diário do Nordeste

Viu alguma situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta? Fale com a gente pelo WhatsApp do Diário do Nordeste.

Assuntos Relacionados