O primeiro uso registrado do nome para o fenômeno é datado de 1528
Quem olhar para o céu de qualquer região do Brasil, nesta segunda-feira (19), vai encontrar um fenômeno que ocorre a cada dois anos: a superlua azul.
O fenômeno ocorre quando a Lua está em fase cheia e coincide com o perigeu, período em que ela se aproxima da Terra. Com isso, ela parece maior e mais brilhante no céu.
Veja animação da Nasa sobre a superlua azul:
Do território brasileiro, a previsão é que a Lua apareça no céu a partir das 15h25. No entanto, a melhor visualização será ao anoitecer.
Não será necessário qualquer equipamento para observar o fenômeno. Os especialistas alertam que a observação precisa ser feita em locais sem nebulosidade.
De onde vem o nome 'superlua azul'?
Conforme a Nasa, agência espacial do governo americano, o primeiro uso registrado de "superlua azul" data de 1528. Apesar disso, o satélite natural não ficará azul — a cor é usada apenas para determinar o período de aparição.
As especulações sobre a origem do termo incluem uma antiga frase em inglês que significa "Lua traidora" (porque levou a erros na definição das datas da Quaresma e da Páscoa). Ou pode ser uma comparação com eventos raros, como quando a poeira na atmosfera faz a Lua realmente parecer azul.