Primeiro eclipse lunar de 2021 acontece durante 'Super Lua' no dia 26

Por acontecer próximo ao amanhecer, o fenômeno poderá ser visto apenas em parte do Brasil

Super Lua no céu
Legenda: O primeiro eclipse do ano ocorrerá durante a Super Lua, também conhecida como Lua de Sangue
Foto: Kid Júnior

O primeiro eclipse lunar de 2021 tem data para acontecer: no amanhecer da próxima quarta-feira, 26 de maio. O evento ocorrerá durante a Super Lua, fenômeno registrado quando a lua cheia está próxima ao perigeu, que é ponto orbital mais próximo da Terra. 

Por acontecer próximo ao amanhecer, o eclipse no Brasil poderá ser visto apenas em parte. 

No Ceará, o eclipse lunar parcial não poderá ser visto. Segundo o professor de Astronomia Romário Fernandes, o fenômeno será visível apenas na região sul e em parte das regiões norte e centro oeste do País

No entanto, ele destaca que os cearenses poderão apreciar a Super Lua, e o melhor horário para isso será às 16h50 do dia 25 de maio e às 17h49 do dia 26 de maio.

Melhor visualização 

Segundo o portal Time and Date, no Brasil, o eclipse lunar será melhor visualizado desde o Rio de Janeiro.

No estado carioca, a previsão de início do eclipse é às 5h47, atingindo seu máximo às 6h17 do dia 26 de maio e findando às 6h21. Fenômeno deve durar 33 minutos.

Fase curta

Ao site GaúchaZH, o astrônomo Luiz Augusto L. da Silva, integrante da Rede Omega Centauri para o Aprimoramento da Educação Científica, explicou que a fase total do eclipse será de 15 minutos, tempo em que todo o disco lunar fica dentro da sombra (ou umbra) terrestre. 

Depois do fenômeno deste mês, o próximo eclipse lunar acontecerá em 19 de novembro. Ele será um eclipse parcial, porém profundo, com até 97,4% de encobrimento do raio lunar pela sombra da Terra.


Assuntos Relacionados