Moradores registram passagem de Estação Espacial Internacional pelo céu do Ceará

Objeto foi visto a olho nu por morador de Tianguá, na Serra da Ibiapaba

A passagem da Estação Espacial Internacional (ISS) pelo céu do Ceará chamou atenção de curiosos na Capital e no interior do Estado, na noite desta terça-feira (12). 

Veja também

O objeto voador brilhante foi visto a olho nu e registrado em vídeo por um morador de Tianguá, na região da Serra da Ibiapaba. 

"Eu e minha esposa ficamos olhando, nem piscava, nem fazia barulho como um avião", disse ele, identificado como Marcos. A estrutura também foi vista por moradores do bairro Aerolândia, em Fortaleza.

Laboratório

O professor de astronomia Romário Fernandes explica que a estação é um grande laboratório para experimentos em condições de baixa gravidade, já que está a mais de 400 km de altitude.

"Nessa distância a gravidade é bem menor e a aceleração que a estação recebe acaba fazendo a compensação e simula a gravidade zero, difícil de simular aqui na Terra, então os astronautas vão estudar lá. Existem vários campos de pesquisa diferentes que você pode investigar sob condições peculiares lá", explica.

Visibilidade

Com dimensões aproximadas a de um campo de futebol, conforme o professor, a ISS é visível em algum lugar do mudo praticamente todos os dias, já que dá 16 voltas em torno da terra diariamente. 

No entanto, por não emitir luz própria, o único meio de observação é por meio do reflexo do sol, o que acaba limitando a possibilidade de observação dela para o fim da madrugada ou o início da noite. 

"Se ela passa durante o dia o céu está claro e não conseguimos ver. Se ela passar no meio da noite não tem luz do sol, então as únicas janelas de observação são no fim da madrugada e no início da noite, pois o céu do nosso ponto de vista já está escuro, mas a luz do sol ainda ilumina objetos altos", esclarece o professor.