Asteroide do tamanho de três campos de futebol se aproxima da Terra nesta sexta-feira (5)

A comunidade científica apelidou a rocha espacial de "asteroide do juízo final" pelo seu tamanho

Legenda: O asteroide tem nome oficial de "99942", mas é nomeado popularmente em homenagem ao deus egípcio do caos e da destruição
Foto: Nasa

O Apophis, asteroide do tamanho de três campos de futebol, se aproximará da Terra nesta sexta-feira (5). Ele chegará a uma distância considerada segura, de 17 milhões de quilômetros e passará "raspando".

Assista a passagem do asteroide Apophis

A passagem está sendo registrada pelo site Virtual Telescope Project e será estudada por cientistas ao longo deste fim de semana. O asteroide tem nome oficial de "99942", mas é nomeado popularmente em homenagem ao deus egípcio do caos e da destruição, que se chama Aphophis. 

O asteroide tem a forma de um "charuto" irregular, com cerca de 370 metros de diâmetro e 450 metros de comprimento, e pesa 41 milhões de toneladas. Conforme a seção de Astronomia do portal Uol, ele tem energia equivalente a 60 mil bombas de Hiroshima.

Ainda em comparações, o Aphophis é mais largo que a Torre Eiffel (324 m) e que o Pão de Açúcar do Rio de Janeiro (390 m).

A comunidade científica apelidou a rocha espacial de "asteroide do juízo final". 

A próxima passagem dele próximo à Terra será em abril de 2029, em uma sexta-feira 13. A passagem será mais longe que a deste ano, chegando a 31 mil km de distância da superfície do planeta.